Ausências não diminuem importância da Rio+20, diz embaixador brasileiro

19/05/2012 09:00 - Brasil/Mundo
Por Redação

embaixador André Corrêa do Lago, negociador-chefe da delegação brasileira na Rio+20, disse nesta sexta-feira (18) que a ausência de chefes de Estado, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não vai diminuir a importância da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Segundo ele, mais de cem líderes já confirmaram presença no evento.

A Rio+20 recebe este nome por ocorrer vinte anos depois da Rio 92 (também conhecida como Eco 92), considerada a maior conferência sobre meio ambiente já realizada, que popularizou o conceito de "desenvolvimento sustentável". Ela ocorre de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

No entanto, o embaixador ressalta que ainda não houve um anúncio oficial da não participação do presidente americano. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, já anunciaram oficialmente que não virão ao Brasil para o encontro.

Corrêa do Lago confirmou que ao menos cem líderes de Estado participarão do encontro.
“A presença dos chefes de Estado é algo que tem um simbolismo muito grande, mas vocês viram que o número de chefes que já confirmaram é muito alto. Do nosso ponto de vista é um grande sucesso. Há ações dentro dos próprios países para tentar convencê-los. No Reino Unido, por exemplo, tem tido um grande esforço para que o Cameron reverta a sua posição, mas isso são questões internas dos países”, disse.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..