Endeavor estimula o empreendedorismo como ferramenta para o desenvolvimento econômico

17/05/2012 12:19 - Brasil/Mundo
Por Redação

Promover a cultura empreendedora de alto impacto e transformar o Brasil em referência mundial de empreendedorismo são alguns dos objetivos da Endeavor, organização internacional sem fins lucrativos, hoje presente em 15 países. No Nordeste, aonde chegou em novembro de 2011, a entidade busca empreendedores que revolucionam mercados, apoiando-os financeiramente e disseminando suas histórias de sucesso, a fim de inspirar novas gerações de empresários também na região.

"Nosso foco são os empreendedores que sonham grande, enxergam oportunidades e gostam de inovar, sem perder de vista os princípios éticos para poder agregar valor à sociedade", diz a coordenadora da Endeavor no Nordeste, Juliana Queiroga. Atualmente, a organização apoia 53 empresas e 103 empreendedores no país. Em 2011, o faturamento anual do portfólio Endeavor foi de US$ 2,4 bilhões e, juntas, essas empresas geraram mais de 14.500 empregos. Seu faturamento conjunto teve uma média de crescimento de 42% ao ano. “Acreditamos que o empreendedorismo de alto
impacto é o caminho para tornar o Brasil um país com mais oportunidades e um lugar melhor para se viver”, afirma Juliana.

Para se tornar um empreendedor Endeavor, o empresário precisa preencher os seguintes requisitos: potencial de crescimento, espírito empreendedor, inovação, grau de desenvolvimento (faturamento anual entre R$3 milhões e R$50 milhões) e ética. “Esses critérios garantem que o escolhido seja um exemplo para a sociedade, inspirando outros a abrir seu próprio negócio”, explica diz Rodrigo Teles, diretor-geral da Endeavor no Brasil. Os candidatos passam por uma seleção criteriosa, que inclui entrevistas, apresentações diante de conselheiros, um painel nacional de avaliação e ainda uma rodada internacional, na qual presidentes de grandes empresas e pesquisadores de instituições como Harvard e Stanford avaliam os interessados. Para passar pela avaliação, os empresários podem
se cadastrar no site da entidade (www.endeavor.org.br) ou ser indicados por ex-membros ou parceiros.

Os selecionados passam por programas de orientação em gestão e estratégia, os quais os auxiliam a alavancar os negócios. Em todas as atividades, voluntários da rede de relacionamento da Endeavor – composta por empresários que são referência em diversos setores – fornecem orientações práticas e conceitos de fácil implementação. Dentre os conselheiros e mentores, estão Carlos Alberto Sicupira e Jorge Paulo Lemann, sócios da ABInbev, Fábio Barbosa, CEO do Grupo Abril, Pedro Passos, sócio da Natura, e Vicente Falconi, do INDG, entre outros.

A Endeavor possui também uma área de Educação, Cultura e Pesquisa, responsável por disseminar e promover a cultura empreendedora. Em 2010, foi responsável pelo desenvolvimento de um programa pioneiro de ensino do empreendedorismo nas universidades. O programa “Bota pra Fazer” já faz parte da grade curricular de dezoito faculdades públicas e privadas e a Endeavor planeja levá-lo a outras dez. A entidade promove também anualmente a Semana Global do Empreendedorismo, movimento global que visa estimular o empreendedorismo e que ocorre simultaneamente em mais de 90 países. Dentre os programas abertos ao pública, destacam-se também workshops, palestras, oficinas práticas, biblioteca de artigos e videoteca com mais de 350 vídeos gratuitos.

Histórico

Com sede em Nova Iorque, a Endeavor Initiative Inc. foi criada em 1997 por um grupo de ex-alunos da Universidade de Harvard que, tendo trabalhado em mercados emergentes, identificou a inexistência de uma cultura de incentivo ao desenvolvimento de novos negócios e de programas que efetivamente apoiassem empreendedores. O instituto baseia-se na crença de que a mentalidade empreendedora que tanto beneficiou países desenvolvidos deve ser replicada com
sucesso em países em desenvolvimento. Por isso, seus fundadores deram início à operação na Argentina e Chile no mesmo ano de sua fundação, em outubro de 1997. Atualmente, a Endeavor opera por meio de parcerias em 15 países e cada unidade possui administração independente, sendo mantida por empresários e parceiros locais.


A Endeavor em Números:

• Apoia 422 empresas e 676 empreendedores em 15 países;
• O faturamento anual do portfólio de empreendedores em 2011 foi de US$ 2,4 bilhões. Elas geraram mais de 14.500 empregos;
• Países em que está presente: USA, México, Colômbia, Chile, Brasil, Uruguai, Argentina, África do Sul, Turquia, Jordânia, Egito, Indonésia, Dubai, Singapura e Líbano;
• A média de crescimento do faturamento dos empreendedores Endeavor no Brasil está entre 40% e 50% ao ano;
• No Brasil, a entidade apoia 53 empresas e 103 empreendedores;
• Tipos de indústria Empreendedores Endeavor Brasil: TI - 28%; Bens de Consumo - 16%, Saúde - 9%; Comunicação - 9%; Industria - 8%; Serviços - 6% e Outros - 24%.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..