Delegados eleitos na Consocial de Alagoas viajam a Brasília para a etapa nacional

17/05/2012 19:02 - Maceió
Por Redação

Trinta e sete delegados eleitos na 1ª Conferência Sobre Transparência e Controle Social (Consocial) de Alagoas, ocorrida em 30 de março, viajaram a Brasília nesta quinta-feira (17) para participar da Consocial Nacional, que acontece de 18 a 20 de maio.
A controladora-geral do Estado, Rosa Barros Tenório, que representará o governador Teotonio Vilela na abertura do evento em Brasília, considera que a realização da 1ª Consocial no mesmo momento em que a Lei de Acesso à Informação (LAI) entra em vigor engrandece o encontro e a cidadania. “É um momento histórico para a democracia brasileira”, afirma.

A Conferência Nacional terá início às 10h, com a presença do ministro Chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage. De acordo com a coordenação nacional do evento, o processo de mobilização feito na 1ª Consocial, que envolveu 153 mil brasileiros nas Etapas Preparatórias, produziu 3.422 propostas para serem debatidas, podendo se transformar em planos, políticas públicas, projetos de lei e passar a compor agendas públicas municipais, estaduais e nacionais.

Consocial Alagoas
A 1ª Consocial de Alagoas teve 372 participantes, incluindo 66 convidados e 18 observadores. A cerimônia foi aberta pelo vice-governador José Thomaz Nonô, pelo chefe da Controladoria Geral da União, Cláudio Vilhena, representes dos três Poderes e de instituições da sociedade. Na ocasião, foram eleitos 38 delegados para representar Alagoas no evento nacional, mas um deles acabou desistindo e somente 37 viajaram a Brasília.

Os delegados eleitos em Alagoas foram escolhidos por regiões do Estado, de forma a proporcionar maior representatividade. Desta forma, a lista engloba as regiões Maceió, Litoral e Zona da Mata, Sertão e Baixo São Francisco e Agreste.

Os participantes da Consocial debateram as 209 propostas sistematizadas entre as 520 produzidas nas 26 conferências realizadas nos municípios. Vinte propostas foram elencadas como prioritárias no Estado, sendo uma por cada eixo. O controle da gestão pública como disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio recebeu o maior número de votos. A dotação orçamentária para capacitação e para a estrutura dos conselhos de direitos e o fim da imunidade parlamentar também foram priorizadas como mais importantes na opinião dos 288 delegados.

As propostas e a relação de delegados de Alagoas estão publicadas no site da Consocial (www.consocial.al.gov.br).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..