Os representantes dos Comitês de Defesa Civil dos municípios em Situação de Emergência por conta da estiagem se reuniram, nesta quarta-feira (16), com membros do Comitê Integrado de Combate à Seca para receber orientações sobre a distribuição de água.

Durante a reunião, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), eles foram orientados sobre como solicitar carros-pipa ao Exército e como ter acesso à instalação e recuperação de poços, cisternas e açudes.

De acordo com o pesquisador da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Josival Almeida, que acompanha algumas ações do Comitê Integrado de Combate à Seca na Sala de Situação, instalada na sede da secretaria, é preciso também que todas as informações levantadas pelos municípios sejam direcionadas ao comitê.

“Os municípios já estão levantando as necessidades de carro-pipa, poços e cisternas. Essas informações devem ser enviadas ao comitê, que vai intermediar o acesso a esses benefícios”, frisou o pesquisador. Também foram discutidos Garantia Safra e Bolsa Estiagem.

Além de Exército, AMA e Seagri, também participaram do encontro representantes da Defesa Civil Estadual e Federal e do Ministério da Integração Nacional. A Sala de Situação do Comitê Integrado de Combate à Seca fica na Rua Cincinato Pinto, 348, no Centro de Maceió. O contato pode ser feito pelo telefone 3315-3665 ou pelo e-mail: [email protected].