A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou esta semana, por meio do Núcleo de Formação e Valorização Profissional (NFVP), a formação em Biodança, voltada para os profissionais da educação da rede municipal de ensino. A capacitação é ministrada por Fabrícia de Oliveira, formadora da Semed. Na temática para este ano, os participantes da formação aprenderão sobre Vivência Biocêntrica na Educação. De acordo com Fabrícia, o tema foi escolhido pela necessidade de se trabalhar o modo como os profissionais se relacionam com as pessoas e o meio.

“O objetivo é despertar o desejo de ser feliz, dentro de uma relação de respeito e de ética. O princípio biocêntrico fortalece os potenciais genéticos do ser humano, de criatividade, afetividade e transcendência, além de trabalhar a identidade biológica e cultural, favorecendo para uma melhor qualidade de vida”, enfatiza Fabrícia de Oliveira.

Segundo a professora da rede municipal de ensino, Flávia de Andrade, a formação contribui tanto no lado profissional quanto pessoal e melhora o bem estar físico e a relação com os colegas. “A partir do momento que estou de bem comigo, vai fluir uma boa relação com nossos pares”, afirma.

“É uma oportunidade de conhecermos nossas deficiências e limitações. Participar dessa formação contribui para melhorar a questão relacional, ou seja, nossa relação dentro do coletivo”, enfatiza Carmen Dolores, professora e formadora da Secretaria Municipal de Educação.

A formação em Biodança foi implantada desde 2010 na Semed, e a proposta para 2012 foi trabalhar a temática Vivência Biocêntrica na Educação. A formação terá uma carga horária de 40h, com encontros quinzenais, sempre na sede da Semed. A próxima aula esta agendada para o dia 28 de maio, às 14h.