Um dos mais importantes pensadores de Alagoas, o engenheiro civil e professor aposentado da Ufal, Beroaldo Maia Gomes Rego, faleceu na manhã de hoje (15), em Maceió. Sempre ligado ao desenvolvimento do Estado, era considerado um planejador por excelência, tendo participado da criação de inúmeros órgãos no Estado e na região. Atualmente, ele ocupava a presidência de honra do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) e era membro do Conselho Consultivo da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas.
“O professor Beroaldo Maia Gomes, além de brilhante intelectual, era um homem de ação. Pensava e executava projetos que sempre tiveram como foco o crescimento de Alagoas e a melhoria da qualidade de vida de todos os alagoanos”, destacou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes. Como presidente do CEPE, Luiz Otavio Gomes conduziu a 6ª Reunião Extraordinária do Conselho, que elegeu o engenheiro para a presidência de honra do Conselho, do qual ocupou a vice-presidência.
“Era uma das referências de Alagoas, em qualquer área do saber, graças à integridade e dedicação para com os assuntos do seu Estado”, completou o secretário. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1948, Beroaldo Maia Gomes concluiu sua especialização em Eletrotécnica pelo Instituto Politécnico de Grenoble, na França. Ainda na UFPE, também se especializou em Economia.
Foi professor de Economia, Política, Finanças, Desenvolvimento Econômico e Estatística Aplicada na Universidade Federal de Alagoas, tendo formado importantes gerações de profissionais que atuam dentro e fora do Estado. Por sua expertise e notório saber, Beroaldo Maia Gomes foi o representante de Alagoas no Grupo de Trabalho que criou a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
“Ele pensava e logo colocava em prática suas ideias em favor do povo alagoano”, afirmou o presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, órgão que contou com a destacada participação de Beroaldo Maia Gomes em sua formatação. “Ele participava ativamente do Conselho Consultivo, colaborando com sugestões, diretrizes e formulando ideias, por tudo isso somos tão gratos a ele, pela dedicação incondicional a Alagoas”, completou Quintiliano.
O professor Beroaldo Maia Gomes foi ainda diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/AL), diretor-geral do Departamento de Águas e Energia, secretário-geral e fundador da Comissão de Desenvolvimento de Alagoas (CODEAL), fundador e primeiro presidente da Companhia de Eletricidade de Alagoas (Ceal), secretário de Viação e Obras Públicas e coordenador do Complexo Cloroquímico de Alagoas (CQA).