Creche: o que avaliar na hora de escolher a ideal para o seu filho

15/05/2012 18:46 - Saúde
Por Redação

Quando chega o fim da licença-maternidade, uma das alternativas para a mãe que vai voltar ao trabalho é procurar uma creche. Mas o que é preciso ter nesses locais para deixar a mãe calma e tranquila? Saber que o filho está com pessoas e local confiáveis é um benefício que se transforma em qualidade de vida. Ou seja, a vantagem é para o bebê, mas quem ganha mais é a mãe. "Essa confiança faz diferença para a mãe. Nesta fase, o bebê precisa de rotina e previsibilidade, de ser cuidado pela mesma pessoa e ter uma rotina de troca de fraldas, banho, alimentação, hora do sono e outras atividades", explica a psicóloga Cynthia Boscovich, que trabalha com crianças há 19 anos. Veja abaixo uma lista de itens importantes que devem ser observados na hora de escolher a creche do filho.

Instalações e espaço físico
Deve ser bem arejado, limpo e com circulação de ar. Antes de 2 anos, a criança não está com o sistema imunológico totalmente formado, portanto é importante observar os cuidados do local com a ventilação. Não se esqueça de verificar se há local adequado para o banho de sol de 15 minutos diários e, de preferência, opte por uma creche próxima de casa. Além de estabelecer um vínculo afetivo com os vizinhos, evitam-se deslocamentos diários demorados com a criança.

Para a proteção da criança, tenha atenção aos equipamentos de proteção, como redes, grades e portões. Ter um local dedicado e tranquilo para as refeições é o mais aconselhável dentro de uma creche, bem como banheiros de crianças serem separados dos banheiros de adultos. A instituição deve ter procedimentos preestabelecidos para caso de acidentes.
2

Equipe de cuidadores
De acordo com as recomendações da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação, deve haver um educador para cada oito crianças de até 2 anos. Turmas com crianças de 3 anos devem ter um educador para cada 15 crianças, enquanto uma pessoa somente pode ser responsável por 20 crianças entre 4 e 6 anos. "Imagina uma mãe cuidando de oito crianças? Acho esse número alto, talvez seja melhor observar uma creche com um número menor de crianças para cada cuidador. O ideal seria uma criança para cada cuidador, ou o mínimo possível, senão vira um cuidado padronizado e cada criança tem suas necessidades específicas", explica Cynthia Boscovich.

Procure e entenda a proposta pedagógica da creche, que deve estar em forma de documento e de acordo com as ideias e princípios da família. De acordo com o Ministério da Educação, os profissionais de creche devem ter, no mínimo, formação em ensino médio com iniciação em magistério. "A creche é um dos contextos de desenvolvimento da criança. Além de prestar cuidados físicos, ela cria condições para o seu desenvolvimento cognitivo, simbólico, social e emocional. Para isso, necessário se faz a presença de um nutricionista e uma enfermeira", reforça a diretora pedagógica do Colégio AB Sabin Monica Mazzo.
3

Alimentação e controle higiênico
A oferta de alimentos nesta fase precisa ser feita em ambientes tranquilos, com profissionais que forneçam segurança afetiva e ajuda. "É muito importante uma dieta adequada para a faixa etária, que supra as necessidades nutricionais, que estimule o prazer do paladar e seja fonte de oportunidades de aprendizagem. A tranquilidade e a calma no ambiente durante as refeições são primordiais para a criança fazer descobertas e desenvolver sua sociabilidade com naturalidade", explica Monica Mazzo.

Em uma creche, a higiene tem papel fundamental. A limpeza deve ser realizada por uma equipe treinada, com produtos adequados que sigam as recomendações de segurança estabelecidas pelo local. "As crianças precisam transitar livremente para explorar o ambiente. Devem ser adotadas atitudes e procedimentos de cuidado com a segurança, conforto e proteção da criança na instituição. O lixo deve ser retirado diariamente dos ambientes internos e externos e a creche deve ter um plano alimentar", avalia a diretora pedagógica do Colégio AB Sabin. Dê preferência aos locais onde um nutricionista cria e avalia o plano alimentar semanal das crianças. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..