Polícia Civil divulga dicas contra trote do falso sequestro

14/05/2012 10:04 - Maceió
Por Redação
Image

O delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, José Edson Freitas, divulgou na manhã desta segunda-feira, 16, dicas para evitar o crime do trote do falso sequestro, com o intuito de orientar a população sobre a prática bastante comum na região sul e sudeste do país e que faz vítimas em Alagoas.

Conforme levantamento, de janeiro a maio deste ano, chegou ao conhecimento da polícia mais de 150 ocorrências, ou seja, cerca de 30 ligações por mês foram registradas como falsas ocorrências ou trotes.

O golpe acontece por meio de uma ligação na qual os criminosos encenam o sequestro de um familiar da vítima (principalmente filhos) e exigem como resgate dinheiro ou até cartão para crédito de telefonia celular.

Segundo José Edson, a maneira como os golpistas realizam o crime é sempre a mesma. “É um golpe que não se sofisticou muito com o tempo. Normalmente ligam a cobrar, informando que algum parente da vítima foi sequestrado, e colocam a falsa vítima na linha que começa a chorar e a implorar por socorro, solicitando para que se faça o pagamento de uma quantia em dinheiro para o resgate”, esclareceu.

Para o delegado-geral é importante divulgar algumas recomendações para evitar esse tipo de crime, já que a extorsão costuma funcionar, levando pessoas de boa fé a entregar quantias em dinheiro.

Em caso de receber uma chamada, a primeira coisa é tentar manter a calma. “Não é fácil para um pai ou mãe se controlar mediante uma situação dessas, mas em todo caso a gente reforça a importância de agir friamente. E é importante lembrar que nenhum seqüestro real exige um tempo tão curto para efetuar o depósito do resgate, portanto pedidos imediatos já levantam suspeitas”, explicou.


Outro ponto é que geralmente a vítima se entrega sem notar. Ao ouvir a voz do suposto familiar capturado, acabam revelando o nome do mesmo. Então atitudes simples, como perguntar para a voz do outro lado da linha “qual o seu nome?”, “quem está falando?” podem desmascarar o golpe.

“Além disso, são ligações longas, o que as difere de contatos reais feitos por sequestradores – que segundo estatísticas, duram menos de um minuto em 90% dos casos”, disse José Edson, acrescentando ainda que as ligações são sempre provenientes de números privados ou a cobrar.

Na eventualidade de receber uma ligação dessas, o melhor é desligar e procurar à pessoa supostamente sequestrada. E não deixar de informar a polícia caso possua o número de origem da chamada; um número de conta na qual seria feito o depósito do resgate ou até mesmo o número do chip para o qual seriam colocados créditos. Assim a polícia pode identificar o criminoso. Quem tiver informações pode ligar para o disque denúncia: 0800-284-9390 ou 181. O anonimato é garantido.

Algumas dicas práticas também estão sendo difundidas por policias que investigam este tipo de crime, como: O uso de senhas em aparelho celular, que dificultam o acesso a agenda, em perdas e roubos; A necessidade de orientar idosos, crianças e empregados a não prolongar conversas telefônicas com desconhecidos; Desconfiar de ligações de cadastro seja elas do banco, da operadora, ou qualquer outra prestadora de serviço.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..