Aproximadamente 4 mil moradores do bairro do Jacintinho e áreas adjacentes foram atendidos nesta sexta-feira, na 16ª edição do projeto “Vice-Prefeitura Vai aos Bairros”, com ações de cidadania, atendimento à saúde, orientação jurídica, alistamento militar e palestras educativas, entre outras ações.
"Estamos felizes e satisfeitas com o resultado final de nossa iniciativa, pois nesses sete anos – sem contar com outras ações que realizamos no dia a dia – conseguimos atender mais de 70 mil pessoas de diversos bairros de Maceió. Só temos a agradecer a parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas”, enfatizou a vice-prefeita Lourdinha Lyra, que coordena o projeto.

Às 4h da manhã já havia gente na porta da Escola Municipal Eulina Ribeiro de Alencar para ser beneficiada pelo projeto que, a exemplo das edições anteriores, levou ao bairro ações de cidadania e serviços como emissão de documentos (certidão de casamento, registro de nascimento, carteira de identidade e CPF), orientação e assistência jurídica (casamento, divórcio, separação, pensão alimentícia e retificação de registro) e atendimento previdenciário, com orientação para aposentadoria e pensão.

A empregada doméstica Maria das Dores dos Santos chegou cedo para aproveitar melhor os serviços. Ela tirou a carteira de identidade, arrumou o cabelo, verificou a pressão e casou. “Estou tão feliz que não consigo dizer quase nada”, declarou.

Também houve palestras educativas e orientação às mulheres vítimas de violência doméstica, distribuição de preservativos, encaminhamento para consultas e exames aos diabéticos e hipertensos, diagnóstico e encaminhamento para tratamento de catarata e de glaucoma.

A população também pôde se cadastrar no Cartão SUS e nos programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Peti, ProJovem Adolescente, Carteira do Idoso, tarifa social de energia elétrica e água e isenção em concursos federais. Haverá, ainda, um posto do Sine fazendo cadastro para emprego.

O projeto da “Vice-prefeitura vai aos bairros” já foi realizado no Clima Bom, Bebedouro, Bom Parto, Benedito Bentes, Santa Lúcia, Jacintinho, Canaã, Vergel do Lago e Riacho Doce; nos conjuntos Graciliano Ramos (Cidade Universidade), Rosane Collor (Tabuleiro), Flexal de Baixo (Bebedouro), Frei Damião (Benedito Bentes); no Vale do Reginaldo e no Clube Fênix Alagoana (Centro).