No primeiro dia de atividade para elaboração do Plano Estadual do Turismo foi construído o Plano Conceitual com o objetivo de nortear a construção do documento e definir as responsabilidades nas ações programadas para o levantamento de informações e análise situacional. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Estado do Turismo, nesta manhã, 08, e contou com a presença de diversas associações e entidades ligadas ao setor.
Segundo Arturo Jórdan, um dos consultores do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, o plano conceitual é o ponto de partida para a elaboração do documento. “É um instrumento com perguntas e respostas que permite explicar e desenvolver a concepção do empreendimento. É um primeiro produto, isso vai evoluir e formalizar preliminarmente essa concepção”, assegurou.
Durante a manhã foram tratados também: Definição das fontes de informações e métodos, técnicas e instrumentos de coleta; Identificação e priorização dos insumos necessários para a realização da Análise Situacional; Distribuição das tarefas do Grupo de Trabalho para a realização do levantamento de informações e análise situacional, além de estabelecer um calendário e uma agenda de compromissos.
“O método utilizado nessa primeira atividade se baseou, desde a coleta de informações relativas à atividade turística, como em estudos básicos dos municípios e das regiões, envolvimento no processo de planejamento participativo, mobilização dos atores sociais e / ou aporte técnico e especializado às temáticas, além de ferramentas abordadas para a elaboração do Plano”, explicou Raquel Tenório, secretária adjunta do Turismo.
As entidades e associações ligadas ao setor serão como instâncias de governança nas regiões turísticas durante o processo de construção e execução do Plano Estadual do turismo, de acordo com o coordenador da ação, Renato Lobo.
As próximas atividades serão as oficinas, que contemplarão todas as regiões turísticas de Alagoas e estão programadas para o próximo mês.
AL TEM PRESSA - O Plano Estadual do Turismo está configurado como uma das ações estruturantes para o turismo no programa de Governo Alagoas Tem Pressa. De acordo com o coordenador do programa pela Setur-AL, Jair Galvão, a elaboração deste instrumento de planejamento do turismo representa o que o programa Alagoas Tem Pressa se refere como uma “grande entrega à sociedade”.
“Da mesma forma que o programa, o plano corresponde a uma ação de Estado, que deverá ser acompanhada por gestões futuras através de um conjunto de metas, programas e indicadores de monitoramento consistentes”, garante Galvão.