Equipes da Operação de Limpeza de Canais da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) trabalham na remoção de lixo e entulhos dos principais canais e rios da capital. Até o inverno, os serviços nesses locais serão diários, independentemente de voltar a chover forte.

Na avaliação do superintendente da Slum, José Roque da Silva, o investimento em ações preventivas vem trazendo resultados positivos. “A preparação para enfrentar o inverno começou no início do ano. Temos equipes desassoreando os principais canais da cidade de forma contínua e assim vamos permanecer até o final do período de chuvas”, disse ele.

Com o auxílio de dragas de cabo e sucção, os agentes vêm retirando uma grande quantidade de lixo desses córregos. A Slum orienta a população a não jogar entulho, principalmente objetos como carcaças de móveis, materiais de construção e eletrodomésticos.

Avenidas – As principais avenidas da cidade também recebem atenção especial da Slum. O órgão possui equipes permanentes de limpeza nesses locais, que são os principais pontos de entrada e saída da capital.

O trabalho de manutenção da limpeza nas avenidas é realizado diariamente durante a semana e reforçado nos finais de semana. Equipes permanentes atuam nas avenidas Fernandes Lima, Assis Chateaubriand, Durval de Góes Monteiro, Leste-oeste, Álvaro Otacílio, entre outras.

Em média, a Slum utiliza dez agentes de limpeza trabalhando nesses locais. As principais ações que são realizadas nas avenidas são capinação, varrição, pintura do meio-fio, poda e retirada de lixo e entulhos.