Os retardatários que deixaram para regularizar o título eleitoral nos últimos dias do prazo estão enfrentando alguns problemas para conseguir concluir o processo que será encerrado nesta quarta-feira, 09 de maio, conforme estabelecido pelo calendário da Justiça Eleitoral. Em Penedo, que compreende a 13ª zona eleitoral, longas filas se formaram nas dependências do Cartório da cidade na manhã desta terça-feira, 08.
O eleitor que não participar do processo de revisão biométrica terá o título eleitoral cancelado e isso implica em sérios prejuízos como o impedimento de nomeação a cargo público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino, obtenção de passaporte ou carteira de identidade. Os faltosos também terão benefícios como o Bolsa Família suspensos, dentre outras punições previstas pelo Código Eleitoral Brasileiro.
A chefe em exercício do Cartório Eleitoral de Penedo, Adenilda Pereira da Silva, concedeu entrevista ao programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), no dia 04 de maio, para atualizar o número de eleitores que já foram submetidos a regularização eleitoral e estão aptos a votar nas eleições do próximo 7 de outubro, ocasião em que serão eleitores prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros.
De acordo com a entrevistada, mais 36 mil eleitores já regularizam sua situação perante a Justiça Eleitoral. O cartório instalado próximo à sede da Codevasf, na Avenida Engenheiro Joaquim Gonçalves, funciona das 7h30 às 14h30, sem horário especial para atendimento ao público nessa reta final de atualização dos dados, conforme determinação da justiça.
Tanto para o alistamento eleitoral quanto para a regularização ou solicitação de atendimento especial, basta comparecer ao cartório eleitoral com um documento de identidade com foto e comprovante de residência.