Perícia de AL ganha reforço de profissionais enviados pela FNSP

03/05/2012 04:36 - Maceió
Por Redação

O setor de perícia criminal em Alagoas vai contar com o auxílio de quatro peritos enviados pela Força Nacional de Segurança Pública, que vão atuar nos exames balísticos das mais de 1.200 armas apreendidas em todo o Estado. A equipe foi apresentada nesta quarta-feira (2) ao secretário da Defesa Social, Dario Cesar, pelo coordenador do setor de Perícia da FNSP, Silvio Garcez.

De acordo com a Seds, o volume de apreensão de armas de fogo pela Polícia Militar vem crescendo a cada mês, aumentando a demanda nos exames de balística pelo Instituto de Criminalística (IC), que possui no seu quadro funcional 39 peritos. A média de apreensão de armas pela PM chega a ser de 110 a cada mês.

“Com mais essa ajuda do Ministério da Justiça, vamos acelerar o trabalho de perícia de armas apreendidas que se encontram estocadas no Instituto de Criminalística”, disse Dário Cesar. Segundo ele, com o concurso púbico a ser promovido este ano, serão contratados 40 novos peritos, duplicando o efetivo do IC.

Na ocasião, o secretário informou que o projeto de construção do novo IC deverá ser concluído ainda esta semana. O órgão será construído na área do Complexo do CPFor (Centro de Perícia Forense), no Tabuleiro, que abrigará inicialmente o prédio do IML (Instituto Médico Legal) de Maceió. A ordem de serviço já foi autorizada pelo Governo.

“Pelas nossas estimativas, acreditamos que no período de três meses a equipe de peritos deva concluir os exames balísticos das mais de mil armas apreendidas”, disse Silvio Garcez. Ele garantiu ainda, que se for necessário, a FNSP poderá enviar outra equipe de peritos para ajudar nesse trabalho.

Dentro da parceria com o Ministério da Justiça, o Instituto de Criminalística irá receber mais um kit de comparador balístico, composto por microscópio, câmera fotográfica e computador. “Com mais esse equipamento, vamos ter condições de atender à demanda nos exames balísticos de armas de fogo”, disse a diretora do IC, Rosana Coutinho.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..