Aluna da rede estadual vai representar Alagoas em jogos escolares britânicos

03/05/2012 02:15 - Brasil/Mundo
Por Redação

A estudante Beth Samara da Silva, 17 anos, da Escola Estadual Romeu de Avelar, vai representar Alagoas nos jogos escolares britânicos, o UK School Games. Nesta quarta-feira (2), a jovem viajou para Londres ao lado da sua tutora, a professora de Inglês Niedja Balbino.

 

A ação é fruto do Programa Inspiração Internacional, desenvolvido pela embaixada do Reino Unido no Brasil em diversas escolas da rede pública brasileira. Durante seis meses, Beth, entre outras ações, desenvolveu um projeto voltado ao resgate das cantigas de roda em uma creche da rede municipal. As atividades da estudante foram descritas em relatório encaminhado a uma comissão do Inspiração Internacional, que a escolheu, junto com outro estudante de Pernambuco, para participar de um treinamento de voluntários do UK School Games.

 

Beth conta que a experiência ajudará a trazer para o Estado a dinâmica e o modelo de infraestrutura que os britânicos utilizam na organização dos jogos escolares.“Quero absorver tudo de melhor que essa viagem me proporciona e mostrar para minha comunidade os moldes de organização de lá, para que possamos melhorar nossos projetos direcionados ao esporte”, afirma a jovem.

 

A professora Niedja Balbino, tutora da estudante e treinadora master do Programa Inspiração Internacional, comenta que Beth já é a sexta alagoana que representa o país no treinamento do UK School Games e que o apoio que recebeu da diretoria da Escola Estadual Romeu Avelar, bem como a força de vontade dos estudante, foi determinante para a efetivação dessas conquistas. “É uma satisfação participar dessa vitória, é algo que me emociona”, destaca a tutora.

 

Tocha olímpica

 

Já Luan Celi, também da Escola Romeu de Avelar, viaja para a capital britânica no mês de junho. Ele será o único estudante brasileiro a participar do revezamento da tocha olímpica, um dos mais importantes momentos na abertura dos jogos de Londres. O estudante comenta que foi escolhido pelo destaque em sua atuação também na escola e por ter se esforçado em aprimorar o inglês durante os quatro anos em que fez parte do Programa Inspiração Internacional.

 

“Sempre busquei incentivar outros alunos a praticar o voluntariado. Dentro da escola procuro mostrar o quanto isso pode ser importante para o crescimento de cada um”, comenta.

 

Luan enfatiza, ainda, que além da troca de cultura e experiências com jovens de outros países, a viagem a Londres vai possibilitar uma visita à Vila onde serão realizadas os Jogos Olímpicos de 2012.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..