A divulgação da pesquisa Ibrape-CadaMinuto, na manhã desta segunda-feira (30 ), sobre as intenções de votos dos advogados alagoanos, acendeu de vez a discussão em torno da sucessão na Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL) em 2012. As pré-discussões desenhavam um clima tenso na condução das alianças políticas e agora, chegando próximo ao período eleitoral, os ânimos ficam visíveis.
Em nome do grupo e da continuidade do trabalho, o atual presidente Omar Coêlho, revelou à reportagem do CadaMinuto que existe uma forte discussão defendendo sua reeleição. “Já sabíamos dessa intenção de votos. Fazemos pesquisas constantes e acompanhamos com felicidade os dados do Cadaminuto-Ibrape. Acredito que o melhor caminho é continuarmos juntos em nome da OAB forte e de uma sociedade alagoana melhor. Ainda é cedo para falar em reeleição, mas essa possibilidade é forte e, logicamente, não descarto”, garantiu o presidente.
Coelho destacou ainda que Marcelo Brabo se apresenta como uma boa possibilidade do seu grupo e que a decisão sairá em breve. “Ainda está cedo para anunciarmos alguma decisão. A definição será construída nos próximos dias”, ponderou.
Apesar de sair de um grupo forte que há anos está à frente da OAB, o candidato da oposição, Welton Roberto, se mostrou muito bem nas pesquisas Ibrape-CadaMinuto. À reportagem, ele garantiu que está trabalhando fortemente e que sua composição será forte. “Me surpreendi positivamente com essa pesquisa e , também, com os números apresentados. Estou ligado a um grupo novo e forte que tem por objetivo mostrar que é possível fazer uma ordem com outras diretrizes. Além disso, pensamos em fortalecer os advogados no interior. Estou muito feliz com o resultados e vamos ver como vai seguir processo eleitoral”, destacou Welton.
A reportagem tentou por diversas vezes falar com o também pré-candidato Marcelo Brabo, mas o seu celulares encontra-se desligado.
Resultados
No primeiro cenário, os quatro candidatos foram apresentados e o resultado foi o seguinte: O atual presidente da OAB-AL, Omar Coelho teve 23%, Welton Roberto 22%, Marcelo Brabo 17% e Everaldo Patriota 16%, o número de indecisos ainda é grande e chega a 22%.
No segundo cenário foi realizado um embate direto entre Welton Roberto e Marcelo Brabo e o resultado foi um empate, com cada um tendo 33% e o número de indecisos chegando a 34%.
Um terceiro cenário foi realizado um embate direto entre o Omar Coelho e Welton Roberto, o atual presidente da OAB teve 37% enquanto Welton ficou com 32%, o número de indecisos também é considerável, com 31%.
No quarto cenário um duelo entre Marcelo Brabo e Everaldo Patriota, o resultado foi de 39% para Brabo contra 30% de Patriota. O número de indeciso nesta simulação também é de 31%.
Finalmente na quinta e última simulação se repete os candidatos da eleição passada e se tem a maior diferença da pesquisa, Omar Coelho ficaria com 43% enquanto Everaldo Patriota teria 26%. O número de indecisos chegaria a 21%.