Com serviços diários de limpeza, desobstrução e recuperação das redes de drenagem, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) retirou 1.771 toneladas de entulhos acumulados dentro das tubulações entre janeiro e junho deste ano. O trabalho também garantiu a desobstrução de 8,4km e a recuperação estrutural de cerca de 2km de redes danificadas.
Para melhorar a durabilidade e a eficiência das tubulações de drenagem, a Seminfra também atuou na recuperação de galerias que apresentavam danos causados pelo tempo ou por ligações irregulares de esgoto, executando a substituição de antigas tubulações de concreto por estruturas em PEAD (polietileno de alta densidade), material mais resistente e menos sujeito a infiltrações.
Além disso, 143 bocas de lobo foram recuperadas e outras 199 desobstruídas, bem como 110 poços de visita foram recuperados e 181 desobstruídos.
As ações diárias de drenagem são fundamentais para reduzir pontos críticos de alagamento, especialmente em períodos de chuvas mais intensas. Atualmente, cerca de 100 trabalhadores se dividem em equipes, atuando de forma de simultânea em diversos pontos da capital.