A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), por meio da Superintendência de Fortalecimento do Sistema Descentralizado, promoveu nesta sexta-feira (27) o Encontro de Expansão do Pronatec Brasil Sem Miséria em Alagoas, que reuniu gestores municipais e estaduais, técnicos de referência da Proteção Social Básica (CRAS) de 13 municípios, representantes do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).


O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Na abertura do evento, o secretário Marcelo Palmeira falou sobre sua importância e abrangência do Programa em Alagoas.


“Hoje é o dia de tirarmos todas as dúvidas e de tomarmos conhecimento de ações que fazem parte do Brasil Sem Miséria”, destacou Palmeira, lembrando que já foi solicitada a expansão do Programa em 11 municípios alagoanos. “Vamos discutir a possibilidade de expansão, gerar mais emprego, buscar trazer mais indústrias para Alagoas e desenvolver outras ações. Assim estaremos preparados para receber esses novos empreendimentos. Com a geração de empregos e a capacitação dos trabalhadores alagoanos, vamos tirar o Estado da situação de pobreza extrema”, considerou.


A expansão do Pronatec no Estado trará benefícios à população urbana inscrita no CadÚnico – a prioridade é para os cadastrados em situação de extrema pobreza. A ideia é ofertar cursos de acordo com a realidade da população com escolaridade mais baixa e, ainda, tornar possível a geração de emprego e renda a essa população.


“O Pronatec é um programa de qualificação, um fator de desenvolvimento para quebra de um ciclo de pobreza, um chamado de inclusão na cidadania. Precisamos transformar a realidade dessas pessoas, fazendo a ponte entre a demanda e a oferta de trabalho e capacitação”, explicou o gestor da Seades.


O encontro de trabalho seguiu com palestras e discussões durante toda a manhã, no Auditório Walmer Urtiga, na Seades, com a coordenação das equipes da Superintendência de Fortalecimento do Sistema Descentralizado de Alagoas e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.