Para desenvolver ações de combate ao uso abusivo de álcool e drogas, os integrantes do Núcleo de Promoção à Saúde de Viçosa se reuniram na tarde da última quarta-feira (25), com membros da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e representantes das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social.

Esta é a segunda reunião de Promoção à Saúde e Prevenção às Drogas que conta com a participação de membros de Sesau, mas no município já existem ações permanentes de conscientização familiar para evitar o consumo de drogas. Durante a reunião foram discutidas a problemática do uso de drogas lícitas e ilícitas por alunos de escolas públicas municipais.

Desde 2009, a Prefeitura de Viçosa vem realizando as ações de prevenção às droga e à violência, com o projeto de Educação para a Promoção da Cultura da Paz, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio das demais secretarias municipais. Ação esta que independe de recursos federais ou estaduais.

A secretária municipal de Saúde, Sônia Moura, lembrou que, recentemente, foi realizada audiência pública na Câmara de Vereadores de Viçosa para discutir a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), num trabalho conjunto entre poder público, escola, igreja, família, movimentos sociais, na busca de soluções eficazes para diminuir os índices de criminalidade na cidade e envolver todos os segmentos em ações preventivas de combate à violência.

Sonia Moura propôs a criação de um grupo permanente de discussão sobre as drogas. “As drogas hoje são um problema de saúde pública, porque adoece o usuário e a família. Com esse grupo poderemos fazer planejamentos e saber como agir melhor”.

Ao fim da reunião, as representantes da Sesau parabenizaram o trabalho integrado das secretarias municipais, que há muito tempo atuam em conjunto. “Viçosa tem um laço fortíssimo de parceria, não só no combate às drogas, mas em todas as ações. Em muitos municípios esta união nem sequer existe. Onde chegamos elogiamos Viçosa pela criação do Laboratório de Aprendizagem Central (LAC) e pelo trabalho integrado”, disse Hosana Maria Valença, diretora de Promoção à Saúde e Enfrentamento às Drogas da Sesau.