O acidente de trânsito desta sexta-feira envolvendo um comboio de policiais e jornalistas - que levou à morte do repórter Enildo Paulo Pereira, o Paulão, e do cinegrafista Ezequiel Barbosa, da TV Bandeirantes - foi o sétimo registrado em 2012, embora o primeiro fatal, no trecho chamado 'curva da morte', na RS-122, em Farroupilha (RS). Para eliminar a curva, há dois anos o Departamento de Estradas do RS (Daer) tem na gaveta um projeto para a construção de um viaduto no local.
A ladeira, no km 47 da rodovia, é campeã de acidentes. Somente no ano passado, de acordo com o Batalhão Rodoviário da Polícia Militar, foram 10 registros com lesões, 10 com danos materiais e uma morte - também envolvendo caminhões. Para agravar a situação, desde novembro de 2010 os radares da estrada estão desativados, devido a uma série de denúncias sobre fraude nas licitações envolvendo empresas de controladores eletrônicos.
O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, explica que o governo ainda está apurando os responsáveis pelas fraudes, por isso a demora. "Nós passamos oito meses ajuizando responsabilidades e decidimos preparar licitações internacionais para os equipamentos, para não ficarmos reféns do monopólio nacional. Isso demora", diz Albuquerque. Para o secretário, nessa área, "a pressa é alma gêmea da corrupção". O governo espera concluir até setembro deste ano a licitação para a compra de 77 novos pardais. Após o aval da Procuradoria Geral do Estado, o processo deve seguir para a Central de Compras.
Viaduto para eliminar curva
A ideia do Daer para acabar com o trecho perigoso é construir um viaduto unindo os dois pontos da curva, fazendo com que o arco saia do traçado da rodovia. Segundo o diretor de Gestão e Projetos do departamento, Luiz Carlos Karnikowski de Oliveira, engenheiros do Daer estão estudando a área para avaliar se a topografia do local permite a instalação do viaduto. "Não sendo possível, teremos que duplicar a área para reduzir o impacto", explica ele. Oliveira afirma que a meta da Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS é finalizar o projeto até o final do ano.
O acidente que matou os jornalistas do grupo Bandeirantes aconteceu por volta das 6h de hoje. Um caminhão desgovernado invadiu a pista contrária da estrada, atingindo, além do carro da Band, um veículo da Record e outro do Grupo RBS. Os repórteres iam cobrir uma operação do Departamento de Investigações Criminais (Deic) para prender uma quadrilha que assaltava banco utilizando explosivos.
"Acidente foi imprudência"
O secretário Beto Albuquerque lembra que a curva da morte não é uma exceção na rodovias serranas gaúchas. "Toda a serra é cheia de curvas perigosas, e com desatenção ou imprudência, não tem solução. Essa curva é sinalizada, tem contagem regressiva 900 m antes dela. Um caminhoneiro que vem perdendo peças pelo caminho, que dormiu só quatro horas desde São Paulo, sem tacógrafo, aí não tem lombada ou pardal (como se chamam os radares no RS) que segure uma bomba ambulante como essa" argumenta.