Não é somente em Alagoas que a escolha de novos conselheiros para o Tribunal de Contas do Estado gera polêmica. Reportagem veiculada na edição deste sábado (28) do Jornal Folha de S. Paulo revela que a mulher do governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), foi eleita ontem conselheira do Tribunal de Contas piauiense.

Segundo a repórter Yala Sena, autora da matéria, a nova conselheira é formada em enfermagem e em direito. Lilian Martins, 55, é esposa do governador e deputada estadual pelo PSB. A deputada ocupava até ontem a Secretaria da Saúde do Estado e se elegeu com os votos de 25 dos 29 deputados presentes à sessão de ontem.

Em Alagoas, a escolha pela Assembléia Legislativa do deputado Fernando Toledo, presidente da Casa, como novo conselheiro do TC é cercada de polêmica. Segundo do MP de Contas, a vaga pertence a um concursado do MP, e não à Assembléia Legislativa.


MP do Piauí contestou escolha


A reportagem da Folha informa que ao todo, 14 candidatos disputavam a vaga. O Ministério Público contestou a eleição. Segundo a Promotoria, o edital não cumpriu requisitos previstos na Constituição, como exigência de "notório saber jurídico" e ao menos dez anos de função pública.


Em 2006, polêmica semelhante ocorreu quando o então governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), indicou a mulher do seu vice para conselheira do TCE. Adriene Andrade foi eleita e hoje é vice-presidente do tribunal.