Começa campanha pela prefeitura da Cidade do México

28/04/2012 12:20 - Brasil/Mundo
Por Redação

A campanha pela prefeitura da Cidade do México, uma das maiores cidades da América Latina, começa neste domingo com a esquerda em ampla vantagem para conservar o cargo que mantém há 15 anos e que será definido em 1º de julho junto à eleição presidencial. O ex-promotor Miguel Angel Mancera, da coalizão de esquerda Movimento Progressista, lidera as pesquisas com uma considerável distância da ex-governadora e ex-congressista Beatriz Paredes, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), enquanto o terceiro lugar está com a ativista Isabel Miranda de Wallace, do Partido Ação Nacional (PAN), do presidente Felipe Calderón.

"Vamos fazer uma campanha propositiva, centrada em propostas e não em desqualificações", disse na quinta-feira Mancera, um advogado de 46 anos, que tem 41% de intenção de votos, frente a 29% de Paredes, e 14% de Miranda, segundo uma pesquisa da empresa Buendía y Laredo publicada na semana passada pelo jornal El Universal. Desde 1997, quando começou a eleição direta do prefeito da capital mexicana, a esquerda governou a cidade com figuras como o líder histórico do Partido de Revolução Democrática (PRD) Cuauhtémoc Cárdenas e o agora candidato presidencial Andrés Manuel López Obrador.

A ampla vantagem de Mancera na eleição municipal é ligeiramente menor que a do PRI na disputa pela presidência do país. A candidata à prefeitura por esse partido, uma socióloga e experiente política de 59 anos que aspira pela segunda vez ao cargo, confia que diminuirá a diferença. "A cidade requer soluções aos problemas fundamentais que foram adiados", afirmou antes do início da campanha.

Paredes, assim como Mancera, insistiu que sua estratégia eleitoral não incorrerá na "guerra suja" e de acusações contra oponentes. Antes do início oficial das atividades de campanha, alguns candidatos denunciaram ser alvo de campanhas de difamação. A esquerda defende uma gestão caracterizada pela adoção de medidas como a legalização do aborto e o casamento de casais homossexuais, e a realização de obras públicas como a ampliação da rede de metrô e ônibus de de prolongamento de avenidas.

O atual prefeito, Marcelo Ebrard, que inclusive esteve até o fim de 2011 na disputa pela candidatura presidencial da esquerda, mantém uma popularidade superior a 60% nas pesquisas.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..