O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió deu início, este mês, ao processo de expansão de seus serviços e atuação para os demais municípios de Alagoas. A primeira iniciativa neste sentido ocorreu no último dia 25, no município de Pilar, com um encontro do engenheiro de Segurança do Trabalho, Allan Vagner, com o prefeito Renato Rezende e a secretária municipal de Saúde da cidade, Edileide Amaral.
Ao apresentar os objetivos do Centre de Referência na reunião, Allan Vagner despertou o interesse dos gestores do Pilar, em especial, do prefeito Renato Rezende, que autorizou de imediato à secretária Edileide o encaminhamento do processo de certificação do Cerest Maceió como elo de recebimento das notificações vinculadas aos agravos e acidentes de trabalho daquele município, procedimento que terá continuidade e definição numa nova reunião na sede do Centro, com a coordenadora, psicóloga Denise Moreira.
“Conforme o Cerest vem atuando, cumprindo rigorosamente seu planejamento – com o apoio da diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) – vale ressaltar que é de entendimento da equipe a realização de seminários para respaldar a dimensão do Centro prestando serviço e atuando ativamente nesses municípios, mediante preconização do Ministério da Saúde”, afirmou a coordenadora.
Motivado pelos resultados positivos desta primeira iniciativa de articulação com os municípios, o engenheiro Allan Vagner seguirá em visita a todas as cidades alagoanas até o final do ano, conforme solicitação da coordenadora, para que sejam agendadas as reuniões e efetivada a vinculação de suas prioridades ao sistema - de notificações a cursos de capacitações e inspeções educativas e preventivas - com a finalidade de reduzir os números de acidentes vinculados ao trabalho. O objetivo é, também, evitar subnotificações e reforçar o papel do Cerest como multiplicador desse conhecimento, que resultará na fidelidade dos registros que ocorrem nos municípios.