A Escola Municipal Maria José Clemente realizou, na sexta-feira (20), uma caminhada pela paz com o objetivo de cobrar do poder público medidas educativas capazes de minimizar a violência e dar mais segurança à comunidade do entorno escolar e de todo o bairro do Benedito Bentes.
Alunos da professora Fernanda Paes Silva, assassinada no dia 9, prestaram diversas homenagens por meio de cartazes. A caminhada começou na escola e seguiu até a Praça Padre Cícero. Segundo a diretora da unidade, Catarina Cátia “a paz é como uma roda humana: se todos estiverem de mãos dadas, as armas estarão no chão”.
O secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, compareceu ao evento e solidarizou-se com a família e os amigos da professora Fernanda. “Nós que fazemos a Secretaria Municipal de Educação estamos unidos à comunidade da Escola Maria José Clemente na busca por justiça e no combate à violência, participando não apenas da caminhada, mas cobrando das autoridades celeridade na elucidação do crime”, afirmou.
Dona Cássia, mãe da aluna Ana Elcina, do 5º ano, participou ativamente da caminhada, reivindicando mais policiamento no bairro. “Ficamos muito inseguros em todos os momentos, pois a violência cresce a cada dia, e ninguém está livre de ser uma próxima vítima”, desabafa.
Alunos e seus pais, professores, funcionários e moradores da região participaram da mobilização. Também participaram do evento diretores, professores e funcionários das escolas Benedita da Silva, Rodrigues Alves, Paulo Bandeira e Creche Breno Agra, além de escolas privadas do bairro.
A caminhada contou com o apoio do 5º Batalhão da Policia Militar, do Batalhão Escolar e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).