Após suspensão de atendimentos, pacientes enfrentam dificuldades

22/04/2012 03:41 - Saúde
Por Redação
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Após a suspensão dos atendimentos e distribuição do colírio para o glaucoma, os usuários do sistema público de saúde enfrentam mais uma dificuldade: um novo cadastro feito pelo Centro de Referência de Assistência à Saúde (CRAS). Muitos pacientes que estavam com cirurgias marcadas estão tendo que esperar uma nova avaliação.

Os serviços foram paralisados no dia 1° de março e retomados no dia 21 do mesmo mês. A paralisação trouxe prejuízos e segundo a aposentada Neilza Maria, teve que desembolsar cerca de R$250 para continuar o seu tratamento de glaucoma. “Tive que comprar dois frascos do colírio, porque eu não posso deixar de usar. Estava com uma cirurgia marcada e ela teve que ser remarcada”.

Ainda segundo a aposentada, a sua cirurgia deve demorar um pouco mais porque todos os usuários devem passar por uma avaliação. “Quando foi no Centro de Reabilitação Visual, o Cervi, eles me informaram que todos os pacientes devem passar por uma nova avaliação. Eles me disseram que depois do dia 05 de maio vão me ligar, enquanto isso estou esperando para fazer a cirurgia”, lamentou Neilza.

De acordo com a gerente técnica do Cervi, Paula Reis, todos os serviços estão normalizados, e agora a marcação de consultas é feita pelo Complexo de Regulação de Serviços de Saúde (CORA).“O CORA está ligando para os usuários para fazer a avaliação, os pacientes podem ficar tranquilos que todos serão chamados.

Ainda segundo Paula, o maior problema são as faltas dos pacientes. “Temos cerca de dez faltas diárias de pacientes. Agora é tudo no sistema e não temos como atender em outro dia porque o próprio sistema bloqueia. Se o paciente não vem na data marcada, ele tem que esperar para o próximo mês”, frisou a gerente.

Para melhorar o atendimento, o CRAS está criando uma fidelidade entre médico e paciente. “Estamos fazendo isso para melhorar o atendimento. E caso o paciente não possa comparecer as consultas, é recomendável que ele ligue para o gerente da sua unidade, caso não consiga ir para a consulta”, finalizou Paula Reis gerente técnica do Cervi

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