Os agricultores da região do Médio Sertão e do Vale do Paraíba recebem, nesta sexta-feira (20), mais de 182 mil quilos de sementes do Governo do Estado para iniciar o plantio de grãos e, assim, garantir a safra de 2012. Nas duas regiões, serão beneficiados cerca de 15 mil pequenos produtores.
A primeira solenidade de entrega será realizada em Santana do Ipanema, na Praça Adelson Izac de Miranda (Praça da Bandeira), a partir das 9h, com a presença do governador Teotonio Vilela, do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, de técnicos, gerentes e superintendentes da Seagri, além de agricultores, prefeitos da região e autoridades locais.
Ao todo, 6.305 agricultores do Médio Sertão recebem 98.950 quilos de sementes de feijão, milho e sorgo. Durante a solenidade de entrega das sementes também haverá o repasse de uma batedeira de grãos ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Olho D’Água das Flores. Haverá ainda a entrega da premiação aos três primeiros colocados do Concurso de Produtividade de Milho 2011 do município de Poço das Trincheiras.
A partir das 11h, o governador e o secretário fazem a entrega das sementes aos agricultores do Vale do Paraíba, no município de Palmeira dos Índios, durante a inauguração do Residencial Edval Gaia, na BR-316. Na ocasião, serão repassados simbolicamente 84.100 quilos de sementes de feijão e milho para 7.988 agricultores da região.
Na mesma solenidade, serão repassadas uma batedeira de grãos, uma peneira vibratória e uma balança ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de São Sebastião.
“A distribuição das sementes garante a produção de alimento que chega à mesa do agricultor e à mesa de quem mora nas cidades. É também uma forma de promover a geração de renda no campo, tendo em vista que milhares de pequenos agricultores dependem desse repasse para iniciar o plantio. No Sertão, o período de chuvas ainda vai começar, assim, estamos repassando as sementes no momento adequado”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.
“As máquinas cedidas aos sindicatos rurais, às cooperativas e às associações facilitam o trabalho dos produtores e vão compor os bancos comunitários de ferramentas. Elas vão agregar valor à produção e auxiliar no beneficiamento dos grãos”, completou o secretário.
O repasse das sementes é uma ação do Programa de Sementes, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), que em todos os municípios está distribuindo 1.200 toneladas do produto para cerca de 75 mil agricultores.
Após as solenidades de entrega ou na próxima semana, os representantes das entidades e das prefeituras que fizeram a solicitação de sementes à Seagri devem ir até os escritórios regionais da secretaria em Santana do Ipanema e em Palmeira dos Índios para obter o Termo de Doação. Com esse documento, devem fazer a retirada das sementes no armazém indicado.

Maceió