Nesta segunda-feira (16), o secretário-adjunto da Ciência, Tecnologia e Inovação, Maurilho Alves, reuniu-se com representantes de instituições públicas e privadas de ensino superior do Estado. O objeto do encontro foi dar continuidade ao debate sobre a realização de um congresso estadual no âmbito acadêmico-científico e cultural. A reunião foi realizada na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Dentre os pontos acordados, os presentes firmaram a realização do primeiro congresso de inovação do estado intitulado de Congresso Alagoano Integrado em Inovação e Tecnologia (CAIITE), o qual abordará temas relacionados não só a iniciação científica, mas a empreendedorismo e culturas, como a africana e indígena.
“Este ano resolvemos inovar e tirar dos muros da universidade o congresso acadêmico, realizado há quase 10 anos, para que toda a população possa ter acesso aos debates e oficinas. A integração dessas instituições só vem a beneficiar o Estado em termos de educação”, ressalta a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Raquel Rocha.
Representantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) se comprometeram a contribuir positivamente para a realização do Congresso.
De acordo com a agenda, o evento será realizado de 23 a 27 de Outubro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e terá entrada franca.
A coordenadora acadêmica da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), Ana Paula Freitas, destacou a necessidade da integração entre as instituições para que haja o fomento na educação científica no estado.
Na próxima segunda-feira (23), será realizada mais uma reunião para dar continuidade ao projeto.