A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) deu início às negociações com o Banco do Brasil para buscar a concessão de linhas de crédito para os camelôs que vão ocupar o novo Shopping Popular, com inauguração prevista para o final deste semestre. Numa reunião realizada na manhã desta sexta-feira (13), a superintendência do banco em Alagoas passou para os representantes da associação dos camelôs a lista com os requisitos necessários para que a parceria seja viabilizada.
Segundo o diretor de abastecimento da Semtabes, Chico Lopes, também foi discutida na reunião a possibilidade de o Banco do Brasil instalar no Shopping Popular caixas eletrônicos e uma franquia da rede Banco Pag Fácil. “Também queríamos saber quais são os requisitos para que os camelôs tenham como instalar máquinas para recebimento de cartões de crédito”, conta Chico Lopes.
As obras do Shopping Popular de Maceió, localizado próximo à Praça Deodoro e ao Restaurante Popular, já estão em processo de acabamento. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) já concluiu as instalações dos boxes, da escada rolante e está finalizando o trabalho na fachada do prédio.
A estrutura do shopping conta com dois andares, um total de 425 boxes – destinados aos camelôs – para comercialização de diversos produtos, além de mais quatro salas, onde funcionarão uma farmácia popular, uma casa lotérica, uma agência dos correios e caixas eletrônicos. O piso é de granilite e o telhado revestido por uma telha especial, termoacústica, que proporciona a entrada de luz solar ao ambiente e maior economia de energia elétrica.
O local vai abrigar os camelôs que estão instalados na Rua 2 de Dezembro, próxima à Praça Palmares, no Centro. A Prefeitura de Maceió já realizou, em conjunto com a Associação dos Camelôs de Maceió, o cadastramento dos comerciantes para utilização dos boxes.