Quando o Serviço de Atendimento ao Cliente não resolve nada, o que fazer?

08/04/2012 16:01 - Direito do Consumidor
Por Redação

Amigos, hoje resolvi escrever sobre o Serviço de Atendimento ao Cliente, famoso SAC, pois em muitos casos, percebemos que este sistema é simplesmente inoperante ou uma perda de tempo.

O principal problema que notamos é o descaso com que os atendentes nos tratam, muitas vezes, são orientados a demorar no atendimento ou a desligar no meio do atendimento, era o que acontecia muito quando tentávamos cancelar uma linha de telefone. Por conta dessa situação a Anatel baixou uma resolução para agilizar essa solicitação.
Vejamos algumas situações em que devemos tomar cuidado:

Ao tentar efetuar uma compra pela internet, muitas vezes nos valemos de sites de busca para fazer comparativos de preços, porém temos que saber se devemos acreditar nesses sites, outro problema é confiar apenas na publicidade sem fazer um levantamento rápido sobre as reclamações contra a firma. Devemos tomar cuidado e verificar se a empresa possui um canal para atendimento, telefones de contato e se esses números existem e está ativo, ou seja, se há funcionários para atender e resolver seu problema.

Inevitavelmente as empresas de telefonia estão no topo da lista de reclamações de órgãos como o PROCON, e não quer dizer que proporcionalmente são as piores, devemos sempre considerar que são as que mais atendem a sociedade, temos mais celular que “gente”, a maioria das reclamações giram em torno do serviço e de cobranças indevidas, que quando não resolvidas, a solução é ir ao PROCON ou diretamente na justiça.

Devemos tomar cuidado com as empresas anexas, essas que são as grandes vilãs atualmente, o “Quiz” é uma modalidade bastante popular, pois envolve o cliente em uma porção de perguntas que garante prêmios, porém omite informações como a tarifa a ser cobrada pelo minuto ou pela pergunta. Em diversos textos publicados nesse blog, bem como, nos comentários feitos na Rádio CBN, ao lado do meu amigo Paulo Chancey, sempre pregamos que o direito mais sagrado do Consumidor é o da Informação, por conta disso deve ser preservado. Quando isso não acontece e tentamos reclamar no SAC da empresa de telefonia pela cobrança esta remete a responsabilidade a empresa que patrocina o "Quiz", mas se a empresa de telefonia cobra pelo serviço responde da mesma forma é o que chamaos de responsabilidade objetiva do CDC, em seu art, 14 "... o fornecedor de produto ou serviço responde indepentemente de culpa".

Caso o consumidor não seja informado dessas taxas e tarifas nada impede que formalize uma queixa diretamente no Ministério Público para que o mesmo apure e identifique quantas pessoas foram prejudicadas.

O setor de prestação de serviços é um dos mais criticados e por conta disso, devemos tomar muito cuidado ao adquirir um serviço, nesses casos muitas vezes sequer temos uma linha de atendimento para o Cliente.

Desta forma, você consumidor deve tomar cuidado quando for realizar uma compra e tentar conferi ou reuni, informações acerca do Serviço de Atendimento ao Cliente, este muitas vezes pode dar a dimensão da preocupação da empresa com o cliente. Nessas situações devemos procurar o PROCON ou um advogado da sua confiança.

Uma Boa Páscoa a todos!
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