Eleições 2012: Processo contra João Lyra interferirá na eleição em Maceió e União dos Palmares!

01/04/2012 08:27 - Josivaldo Ramos
Por Redação
Image

por Paulo Veras

O acolhimento pelo Supremo Tribunal Federal da denúncia contra o deputado federal João Lyra (PSD) pode interferir diretamente na disputa eleitoral em União dos Palmares. Reduto político do deputado, a cidade é palco do processo segundo o qual cerca de 50 trabalhadores foram encontrados em condições análogas a de escravidão. Segundo o blog do Josivaldo Ramos adiantou na quinta-feira, seis dos dez ministros do Supremo aceitaram a instauração do inquérito pedida pelo Ministério Público Federal.

Em União dos Palmares, João Lyra é o principal fiador da campanha do médico Beto Baía (PSD) à prefeitura da cidade. Beto já foi vice-prefeito e ficou em segundo lugar nas eleições de 2008, quando concorreu com o atual prefeito Areski de Freitas do PTB (antigo partido de Lyra). Em recente entrevista a uma rádio local, Beto Baía reiterou que apesar de negociar com outras lideranças de oposição que o apoiaram na eleição passada, ele não abrirá mão de ser o cabeça de chapa à prefeitura.

Investigado pelo STF por questões trabalhistas em União, João Lyra pode encontrar resistências em entrar de cabeça na disputa da cidade que terá peso forte. Um dia antes do acolhimento da denúncia, a Assessoria do deputado havia divulgado investimentos do porte de R$ 3 milhões na cidade, como estratégia para turbinar a candidatura de Beto. Do outro lado da disputa, o pré-candidato do governo é o ex-governador Manoel Gomes de Barros, figura política de proeminência na região.

O processo também joga uma pá de areia no boato de que João Lyra seria candidato a prefeitura de Maceió. No início de março, o jornal Folha de São Paulo chegou a anunciar que o prefeito paulista Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, estaria marcando uma data para vir a Alagoas lançar a candidatura de Lyra. Em 2010, ele foi eleito deputado federal com 111.104 votos, o equivalente a 7,85% do total.

Estou no Twitter: @pjveras
 

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..