O Iprev/Maceió participou do 4º Seminário Nordeste da Abipem (Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais), em Aracaju, representado pelo diretor-presidente, Leandro Fontes, e pela diretora de Previdência, Luciana de Melo Figueiredo. O seminário enfocou temas como gerência do instituto previdenciário, pontuando questões atuais acerca da situação econômica e atuária, analisando os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
“O evento proporcionou uma visão panorâmica sobre o equilíbrio financeiro e atuário, além de me favorecer um contato com outras pessoas da mesma área, onde percebi que problemas de outros locais assemelham-se aos da nossa cidade, mesmo se tratando de estados considerados mais desenvolvidos”, disse Luciana Figueiredo.
No seminário, foi discutida a reestruturação e fortalecimento dos RPPS, abrangendo os preceitos de toda legislação previdenciária vigente. Entre os palestrantes, representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil discursaram sobre a economia na atualidade e deram uma visão sobre os requisitos para o equilíbrio financeiro.
Houve também questionamentos acerca de assuntos locais e formas de conduzir para uma boa gestão administrativa, o que proporcionou uma troca de experiências entre os participantes que mostraram seus anseios e buscaram respostas através de informações sobre a atuação da previdência em outros estados.
Segundo o presidente do Iprev, Leandro Fontes, com a participação em seminários como o da Abipem, o instituto mostra seu compromisso com uma boa gestão pública, através da atualização constante e a busca por conhecimento e melhores formas de atuação.