Luiz Otávio Gomes processa blogueiros Alexandre Fleming e Mário Júnior!

26/03/2012 04:42 - Josivaldo Ramos
Por Redação
Image

por Paulo Veras

Em julho do ano passado os blogueiros Alexandre Fleming e Mário Júnior lançaram um texto em conjunto com sérios questionamentos a conduta do secretário de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Econômico do Estado de Alagoas Luiz Otávio Gomes. A postagem ainda está no ar e pode ser lida aqui. Ela indagava sobre as relações promíscuas entre o serviço público e o privado em Alagoas. Citava como exemplo o caso do secretário que é sócio de uma empresa de consultoria, a LOG Negócios& Consultoria. No cartel de clientes da LOG estão muitas das empresas que receberam benefícios do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CONEDES), presidido por Luiz Otávio enquanto secretário.

O questionamento é justo? Sim. Ao assumir a Secretária de Planejamento, Luiz Otávio Gomes trocou a sua posição diante da sociedade. O empresário da iniciativa privada ficou pra trás e deu lugar ao homem público, para o qual os interesses da sociedade estão em primeiro lugar. O homem público, esse símbolo (quase) tão degenerado, tem que prestar contas a população de seus atos e esta tem o direito de cobrar dele atitudes justas. Foi o que fizeram os dois blogueiros que conheço pessoalmente e, acredito, estavam cheios das boas intensões. Luiz Otávio Gomes se negou a explicar quaisquer uma das indagações e ainda ameaçou processá-los na época. As ações foram feitas, embora as notificações só tenham chegado agora. Os dois estão sendo processados civil e criminalmente pelo que escreveram, tornando público uma cobrança da sociedade.

Vale ressaltar que, nos meses seguintes, novos questionamentos cobraram explicações do secretário sobre outros temas. No final de setembro, eu mesmo indaguei sobre a relação entre Luiz Otávio e a Synergy Group, para quem a filha do secretário trabalhou e cujo um dos braços é o audacioso estaleiro Eisa Alagoas (vide Luiz Otávio Gomesconcede benefícios honestos para a Estaleiro Eisa S.A.? Ou: Synergy Group, deEfromovich, contrata Hyde Melo, filha de LOG!). Um mês depois o jornal O Estado de São Paulo fez novas cobranças sobre uma possível negociata para caixa dois realizada junto a diretores do Bando PanAmericano (aqui e aqui). Incólume, Luiz Otávio Gomes não explicou nada e seguiu como uma das figuras mais poderosas do governo de Alagoas.

Quero lembrar aqui que Luiz Otávio Gomes nunca foi acusado de nada. Sendo suas relações honestas com essas empresas privadas como ele diz, não custaria nada fazer uma defesa pública detalhada do assunto, calando de uma vez por todas as vozes de dúvida sobre sua conduta pública e deixando clara a legalidade de seus atos como homem público para a sociedade. Pelo contrário, ele fez com que essas dúvidas e inquietações contra a sua reputação perdurem até hoje, mesmo tragadas pelo “noticiário do dia seguinte”. Processar os blogueiros não é só uma forma de intimidação a eles e a toda a classe – a qual tenho orgulho de pertencer – mas é também querer calar a sociedade que tem sim o direito de questionar seus gestores sobre o que fazem com o dinheiro PÚBLICO. Se ele não entende como funciona o Estado democrático moderno, que volte para casa...

Estou no Twitter: @pjveras
 

Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..