Na última sexta-feira (23), 30 jovens que cumprem medidas socioeducativas do Programa Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade (LA/ PSC), da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas), participaram de uma sessão especial de cinema, com o filme “Escritores da Liberdade”. A exibição foi feita na sede do programa, no Poço.
O filme, que é baseado no best-seller “O Diário dos Escritores da Liberdade”, relata a história de adolescentes criados em um mundo de violência, marginalidade, drogas, abusos e tiroteios, que têm a oportunidade de mudar de vida através de um programa ousado, proposto por uma professora de um sistema educacional deficiente.
A vida dos jovens infratores começa a ser modificada quando a professora luta para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Ao perceberem o empenho e a dedicação da educadora, os alunos passam a respeitá-la, a acreditar em seus métodos de ensino e, o mais importante, eles começam a acreditam em si mesmos e a resgatar a autoestima perdida.
A exibição teve a participação de toda a equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, coordenadores, orientadores comunitários e alguns pais, além do ator Licurgo Spinola, que ministra a oficina de arte no programa.
No final da sessão, os telespectadores fizeram breves comentários sobre o que entenderam do filme e deixaram transparecer, através das palavras, o desejo de também mudarem de vida. O programa Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade é mantido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).