A presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Janesmar Cavalcanti, recebeu o diretor do Arquivo Público de Alagoas (APA), órgão oficial de documentação do Poder Executivo, vinculado ao Gabinete Civil, Marcos Vasconcelos Filho, dando continuidade ao diálogo para cooperação entre os órgãos, que vem se intensificando na atual gestão das duas entidades. O encontro aconteceu na última terça-feira (20/3).

O Arquivo Público é responsável por preservar a memória da sociedade civil e da esfera pública de Alagoas. Marcos Vasconcelos Filho apresentou à Fapeal proposta de colaboração que tem como objetivo principal angariar apoio para a preservação e conservação de fontes primárias, o reparo de documentos e o condicionamento e digitalização de informações.

Para a realização dessas ações, são necessários equipamentos básicos, como scanners e memória física para bancos de dados, condições de infraestrutura, como temperatura adequada à conservação de documentos, além de recursos humanos.

A Fapeal entende a importância de preservar documentos essenciais à pesquisa e estudos sociológicos e historiográficos em Alagoas e reconhece o trabalho do Arquivo Público em torná-los acessíveis. Como forma de contribuir com esse esforço, a fundação pretende buscar recursos de repasse necessários para que se viabilize um termo de cooperação entre as duas instituições.

Representando a Fapeal, também estiveram na reunião o diretor da Unidade Gestora de Controle e Desenvolvimento Institucional, Roberto de Vasconcelos Conde, e a economista Maria Beatriz Oliveira, ambos gestores especializados em Ciência e Tecnologia da fundação.

50 anos do APA

A aproximação das duas instituições acontece em boa hora. Fundado em 30 de dezembro de 1961, o Arquivo Público de Alagoas comemora seu cinqüentenário durante todo o ano de 2012. Nessa quarta-feira, os Correios lançaram selo postal em homenagem ao aniversário, que será distribuído para todo o Brasil.

Além da reativação da Revista do Arquivo Público, que teve apenas uma edição, lançada em 1963, também será editado um livro com a história do APA. Apesar de existir a apenas 50 anos, o APA conta a história de mais de quatro séculos do que hoje conhecemos por Alagoas.

O Arquivo Público está localizado à Rua Sá e Albuquerque, em Jaraguá, e é aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone 3315-7879.