A comemoração do Dia Mundial da Água terá uma programação especial no município de Maceió. Promovidas pela Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, as atividades acontecerão de 19 a 25 deste mês, com objetivo de incentivar gestores públicos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas.
“Vamos trabalhar esta semana com eventos educativos, alertando a população sobre a necessidade da economia desse recurso natural”, afirma o coordenador Alex Tenório.
Focadas no tema “Água e Segurança Alimentar”, as atividades deste ano vão chamar a atenção para o impacto que a escassez de água pode proporcionar na produção de alimentos no mundo, já que boa parte da água consumida está incorporada aos alimentos.
Estatísticas mostram, por exemplo, que para produzir um quilo de carne, são necessários 15 mil litros de água. Além disso, o crescimento urbano, a industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, pelos conflitos e catástrofes naturais têm afetado diretamente os sistemas urbanos de água.
“Com uma população de 7 bilhões de pessoas para serem alimentadas hoje no planeta e outros 2 bilhões de indivíduos esperados para participar desse contexto até 2050, e com os recursos hídricos e as águas sob pressão, não há como fingir que o problema não é nosso. E uma atitude favorável e consciente precisa começar em cada um de nós”, reforça Tenório.
A partir de segunda-feira (19), a programação contará com faixas educativas espalhadas pela cidade, coletas de água e fiscalização desse recurso em empresas e condomínios. De quarta (21) a sexta-feira, o trabalho educativo se estenderá às escolas municipais José Bandeira, no Vergel do Lago, e Lamenha Lins, no Jacintinho, além da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria da Hora, no Centro, com palestras e distribuição de folderes, brindes e material informativo.
A DATA – O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992, destinado à discussão dos diversos temas relacionados a esse importante bem natural. A preocupação maior é a constatação de um volume cada vez menor - apenas cerca de 0,008% do total da água de nosso planeta, poder ser considerada própria para o consumo.
Como grande parte das fontes dessa água (rios, lagos e represas) vem sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem, a situação torna-se cada dia mais preocupante, levando à reflexão de que, num futuro próximo, se nada for feito, a água para o consumo de grande parte da população mundial poderá faltar.