Sem acordo, odontólogos e enfermeiros deflagram greve

20/03/2012 13:19 - Interior
Por Redação
Image

Os odontólogos e enfermeiros lotados nas unidades do Programa de Saúde da Família em Penedo estão em greve a partir desta terça-feira, 20 de março. Os servidores haviam dado um prazo de 72 horas para o governo municipal se manifestar sobre as reivindicações das categorias, no entanto, o poder executivo se manteve inerte, fato que impossibilitou que as partes entrassem em um consenso, resultando na paralisação dos serviços.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (SINDSPEM), Francisco Souza Guerra, o Dr. Tico, os odontólogos e enfermeiros almejam a recomposição da gratificação que lhes é devida, já que em 2011, após a deflagração da greve geral dos servidores públicos do município de Penedo, os profissionais de nível superior não foram contemplados pela proposta feita pela administração municipal.

Ainda segundo Dr. Tico, os odontólogos e enfermeiros lutam para receberem o mesmo tratamento dispensado aos médicos, categoria que já foi beneficiada este ano com a recomposição da gratificação. “Não queremos que o salário dos odontólogos e enfermeiros se igualem ao dos médicos, mas que as categorias sejam todas tratadas com a mesma sensibilidade”, acrescentou o presidente do SINDSPEM.

A gratificação que era paga aos enfermeiros e odontólogos foi reduzida em 30% no ano de 2010, devido a crise financeira/administrativa que se alastrou no município de Penedo. Hoje, aproximadamente dois anos depois, os profissionais ainda sofrem pela não recomposição da gratificação e pela falta de aumento no salário base, benefícios que em sua ausência desmotivam os servidores que exercem importantes atividades em prol da saúde dos penedenses.

O SINDSPEM enviou para a imprensa na manhã desta terça-feira, 20, uma nota oficial em que comunica a deflagração da greve. No documento, o presidente do Sindicato, atendendo a orientação do COREN (Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas), recomenda que a Secretaria de Municipal de Saúde de Penedo suspenda, em consequência da ausência dos enfermeiros, todas as atividades dos auxiliares e técnicos de enfermagem que estejam desprovidos da supervisão dos citados profissionais.

Ainda através da nota, o Dr. Tico esclarece que as categorias estão dispostas a negociar e esperam que o prefeito Israel Saldanha (DEM) repense a questão e oferte uma proposta atendendo as reivindicações da categoria para que os profissionais voltem a fornecer o devido atendimento à população ribeirinha.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..