Cerca de oito mil pessoas se reuniram na orla de Maceió para a 9ª Caminhada pela Paz, que este ano tem como tema “Desarme-se em busca pela Paz”. A marcha tem como o objetivo estimular a cultura de paz na cidade e promover uma conscientização de que a Paz depende de todos. A caminhada PE promovida pela Ong Movimento Internacional pela Paz e Não violência (Movpaz) e tem o apoio da Secretaria de Estado da Promoção da Paz..
A concentração do evento aconteceu na Praça Vera Arruda, Jatiúca e seguiu para o Alagoinhas, na Ponta Verde. No dia municipal e estadual da Paz, que acontece no terceiro domingo de março, várias entidades estiveram reunidas para pedir paz.
De acordo com a coordenadora do Movpaz, Maristela Pozzitano, várias organizações marcam presença. “Estamos esperando ainda cerca de dez ônibus de várias comunidades de Maceió e do interior do Estado. Esperamos que a sociedade civil não fique omissa diante da violência, porque a ausência de guerra não significa paz. E é isso que esperamos que toda a sociedade alagoana se movimente e venha às ruas pedir paz”, afirmou Pozzitano.
Para a aposentada Ivete Ramos, a sociedade precisa cobrar ações do governo para que a violência acabe. “Vivemos em total insegurança, nem em casa temos tranquilidade. Precisamos tirar a mordaça e brigar por nossos direitos”, disse.
Um grupo de jovens do Cursilho, que é um Movimento Diocesano também marcaram presença no evento. “Todos os anos nós participamos da caminhada. É um momento de pedir que a sociedade se conscientize para criar práticas pela paz, e levar a diante palavras básicas, como por favor, obrigado. Para que certos exageros sejam evitados”, afirmou o integrante Erick Maia.
O pai do jovem Carlos Roberto da Rocha Santos, assassinado em 2005, Sebastião Pereira, também estava na caminhada pedindo justiça. "Quero justiça pela morte do meu filho. Se todos fizerem a sua parte viveremos em um mundo melhor. Tenho fé que os culpados vão pagar pelo crime", frisou Sebastião.
O evento contou com a participação dos cantores Altemar Dutra Jr., Geraldo Cardoso, Eliezr Setton, Wilma Araújo, Toinho Antunes, Igbonam Rocha, Irina Costa e os artistas Saulo Laranjeira e Licurgo Spínola.
A caminhada é realizada há 19 anos pela Ong Movpaz e acontece em diversos estados como Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraná, Espírito Santo, Paraíba, Bahia e São Paulo.