Eleições 2012: Fortalecimento de candidaturas muda a dinâmica da disputa em Maceió

18/03/2012 09:00 - Josivaldo Ramos
Por Redação

por Paulo Veras

Faltando pouco mais de seis meses para as eleições desse ano, o cenário político em Maceió ainda é conturbado pelo excesso de pré-candidatos. Todas as legendas de médio e grande porte estão se colocando a disposição na disputa para ver como o jogo político se desenha, cientes de que os resultados desse ano serão fundamentais para a partida política a ser jogada em 2014. Essa semana, os contornos da cena política se deram, justamente, com o fortalecimento de duas dessas pré-candidaturas.

Primeiro, a do deputado estadual Jeferson Morais (DEM). Essa semana, o Diretório do Partido lançou oficialmente o nome de Morais como postulante a prefeitura da Capital. Duas semanas antes ele já declarava que sua candidatura era “definitiva”. A situação, porém, havia se tornado complicada depois que postagens do blogueiro Bernadino Souto Maior do Cada Minuto opuseram colocações de Jeferson a do presidente estadual do DEM, o vice-governador José Thomas Nonô. O desconforto foi resolvido com a nomeação de Morais para presidir o partido em Maceió.

Já no fim da semana, foi a vez do secretário municipal de Infraestrutura Mozart Amaral. Já empossado presidente municipal do PMDB, Mozart realizou um evento para apresentar a estratégia do partido na cidade para o grande líder da legenda no Estado, o senador Renan Calheiros. Junto com a apreciação de nomes para a vereança, Mozart colocou o próprio nome a disposição do senador. O secretário é apoiado pelo atual prefeito Cícero Almeida (PP) e recebeu sinal verde de Renan, que até então não havia se posicionado quanto a seu candidato.

As duas situações isoladas acabam gerando uma onda que mexe com todo o tabuleiro político porque tencionam diretamente dois lados do processo. No grupo do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), a definição do nome de Jeferson Morais acaba com as esperanças de que o grupo tenha uma candidatura única. Mesmo que o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB) abra mão da postulação, o colega Rui Palmeira (PSDB) não o fará.

No grupo de oposição, cuja discussão inicial era reeditar a candidatura do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) como representante das forças do governo federal em Alagoas, o fortalecimento do nome de Mozart Amaral pode resultar num acordo paralelo entre o prefeito Cícero Almeida e o senador Renan Calheiros que inviabilizem a campanha de Lessa. Ainda assim, restariam nomes como do deputado federal Maurício Quintella (PR) e do vereador Galba Novaes (PRB) a provocar a desunião.

Estou no Twitter: @pjveras
 

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..