As contas e os contos do maravilhoso mundo de Túlio

18/03/2012 07:39 - Futebol
Por Redação
Image

A cidade mudou. O time, quase pela trigésima vez, também. Mas as contas e os contos continuam a povoar o fantástico mundo de Túlio Maravilha. Aos 42 anos, o atacante defende agora o CSE, clube de Palmeira dos Índios, cidade a 125 km da capital Maceió, onde fixou residência momentaneamente.

Sempre que alguém for se referir à luta do atacante para chegar aos mil gols é obrigatório colocar a fonte: “segundo as contas de Túlio”.

- É uma coisa determinada. É nas contas do Túlio mesmo. É diferente, bem popular. Não preciso de Fifa, CBF, aqueles institutos de estatísticas que só contam gols da Primeira Divisão – afirmou Túlio.

Segundo os números gravados na cabeça do próprio atacante, ele está com 983.
Mas, pelo seu site oficial (www.tuliomaravilha.com), Túlio ganha mais dois de bônus, talvez até sem saber. Na soma dos gols marcados por todos os clubes, jogos festivos e categorias de base aparece o número 983 no resultado final. Mas quem fizer a operação de adição proposta pela listagem virtual chegará a 985. Nas contas do jogador, a matemática nem sempre é uma ciência exata.

O tempo passa, a conta voa e o Túlio segue numa boa. Solícito, ainda assume um tom de voz teatral para certas declarações. Mistura o passado de glórias e títulos pelo Botafogo com seu lado folclórico. E fala de si mesmo na terceira pessoa.

Túlio se coloca no mesmo hall de Pelé e Romário, questiona se Neymar e Messi terão o mesmo tesão que ele tem para jogar bola, lembra de gols polêmicos, projeta seu retorno ao Botafogo daqui a dez gols e o lançamento de livro e DVD quando atingir o milésimo. Pelas suas contas.

Pai de cinco filhos, Túlio tem acompanhado mais de perto o crescimento de Tulianne Maravilha e Cristhiann Maravilha. Segundo ele, com sobrenome mais do que registrado.
- É patenteado.

Hospedado para passar um fim de semana em um resort em Maceió, Túlio desfila de óculos escuros, sunga com tom florido e se reveza entre água de coco e energético.

Ele atende a todos os fãs com extrema simpatia, brinca com as crianças, puxa uma boia daqui, tenta colocar o filho no ombro dali, e tem na mulher Christiane sua produtora de fotos.

O jogador diz que, orientado pela mulher, segue alimentação balanceada para manter o corpinho de quando tinha 20 anos. Ao posar para foto, Christiane chama atenção de alguns hóspedes, arranca olhar de um gringo boquiaberto e faz um marido assanhado levar um puxão de orelha quando fica de biquíni para mergulhar na piscina do hotel

Quase no fim da entrevista, Túlio dispara:

- Estou em forma dentro e fora de campo, né, dona Christiane?!
- Com certeza, 100% - respondeu sua mulher.

Nas contas e contos de Túlio, tudo é maravilha.

 

Como está a vida em Maceió?

TÚLIO: Muito tranquila. Fui muito bem recebido desde o primeiro dia. Já cheguei prometendo gol para o prefeito da cidade de Palmeiras dos Índios, James Ribeiro. A hospitalidade do povo alagoano é demais, ele são muito educados, prestativos. Sem falar na beleza natural. Costumo dizer que Maceió é um filial do Rio de Janeiro. Praias lindas, maravilhosas e culinária rica. A família se adaptou rapidinho, os filhos estão na escola fazendo amizade. Um paraíso desse aqui é para poucos.

E a tal contagem para os mil gols?

Estou com novecentos e.. e oitenta e três, né?! Faltam dez gols para eu retornar ao Botafogo. Quando atingir a marca de 993, faltando sete gols, pertinho do milésimo, visto a camisa do Botafogo lá no Engenhão.

Mas essas contas sempre serão contestadas. É segundo as contas do Túlio ou o matemático é amigo?

Isso é bom. É uma coisa determinada. É nas contas do Túlio mesmo. É diferente, bem popular. Não preciso de Fifa, CBF, aqueles institutos de estatísticas que só contam gols da Primeira Divisão. Dificilmente, daqui a 30, 40, 50 anos vai aparecer um outro Pelé, um outro Romário ou até mesmo um outro Túlio para chegar a essa marca histórica. Para ter um exemplo claro: o Neymar fez 100 gols agora. Quer dizer, ele começou com 17 anos, já tem 20.

Então, ele demorou uma média de três anos para fazer 100. Vai calculando aí. Quando ele estiver com quase 40 anos vai chegar a marca de mil gols, só em jogos oficiais. É humanamente impossível. Você acha que o Neymar com 40 anos vai querer jogar futebol?!

Com 20 anos ele já está rico, milionário. O próprio Messi, com 23, 24 anos já ganhou tudo. Será que daqui a dez anos ele ainda vai estar com esse tesão de jogar bola, de atingir essa marca de mil gols?! Então, realmente, é para poucos.

E de onde vem seu tesão para jogar ainda com 42 anos?

É impressionante. Primeiro é o amor pela profissão. Eu não me vejo em casa, parado, sem fazer nada. Tenho que estar em movimento, com uma atividade física para manter a saúde, o peso de quando tinha 20 anos. Minha esposa me incentiva 24 horas para eu ultrapassar meus limites. Há mais de dez anos estamos com alimentação balanceada, graças a ela. Se o psicológico estiver bem, o resto é consequência. É questão de tempo. Não tenho pressa. Esperei 24 anos para chegar a essa marca histórica e acredito que ainda esse ano vou fechar com chave de ouro.

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..