O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), por meio da Corregedoria Eleitoral, vem de distribuir nota ao conhecimento público, lembrando que os eleitores portadores de necessidades especiais (pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida) devem comparecer ao cartório eleitoral até o dia 9 de maio próximo, para atualizar ou registrar sua situação junto à Justiça Eleitoral, no tocante às eleições de outubro próximo, de acordo com a Resolução de nº 23.341, de 28 de junho de 2011, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A providência faz parte de uma série de iniciativas, já em andamento, do Poder Judiciário Eleitoral, afim de asegurar às pessoas de todos os segmentos da população, a plenitude de seus direitos políticos positivos, como destaca o corregedor regional eleitoral, Raimundo Alves de Campos Júnior.
Mesários
Ainda em relação ao mesmo pleito, o TRE alagoano já decidiu, de conformidade com a Resolução nº 229, aprovada pelo Pleno, que acatou proposição da Comissão de Planejamento Executivo de Pleitos Eleitorais, presidida pelo diretor-geral do tribunal, Marcondes Grece Silva, as mesas receptoras de votos serão compostas por quaatro membros: o presidente, um primeiro mesário, um segundo mesário e uim secretário.
A quantidade reduzida de mesários é a mesma observada no Estado na eleição de 2006 e também nos dias de votações dos anos de 2008 e 2010, com resultados satisfatórios. O TRE também considerou os princípios da razoabilidade, eficiência e economicidade.
Informatização
A exemplo do que ocorreu em pleitos eleitorais anteriores, novamente serão empregados os consolidados sistemas informatizados de votação e, consequentemente, as urnas eletrônicas brasileiras, agora com os recentes recursos de identificação biométrica dos eleitores nas 102 cidades alagoanas.
O pleito, de natureza municipal, envolverá os cargos majoritários de prefeito e
vice-prefeito, bem como os de vereadores, que são definidos segundo as regras de
representação proporcional.