As 780 famílias residentes no Conjunto Paulo Bandeira, localizado no Complexo do Benedito Bentes, estão começando a ter seu perfil de saúde definido. O trabalho, realizado pela equipe nº 79 da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Unidade de Saúde Carla Nogueira, teve seus primeiros resultados apresentados, na última sexta-feira (9), à própria comunidade, que passará a contar com ações mais direcionadas, a fim de atender às necessidades detectadas.

“A ampliação do número de equipes da ESF possibilitou ao município atender a esta antiga reivindicação dos moradores do conjunto, que poderão usufruir efetivamente da assistência pública de saúde”, afirmou a supervisora do PSF na área do 6º Distrito de Saúde, Maria José Cardoso da Silva.
Iniciado em outubro de 2011, com o apoio da Associação de Moradores, o mapeamento realizado pela equipe de trabalho vem percorrendo todo o conjunto. Os primeiros resultados mostram que a comunidade tem predominância de moradores na faixa etária dos 20 aos 49 anos. Das 780 famílias do local, 635 já foram cadastradas pela equipe, sendo detectados 1.175 homens e 1.277 mulheres até o momento, incluída aí uma significativa parcela de população infantil.

Entre as enfermidades, o maior número de casos se refere à hipertensão, obesidade, uso de medicamentos controlados e diabetes, mas a equipe pôde detectar, ainda, a ocorrência de casos de doença de Chagas e portadores de deficiência, que necessitam de cuidados diferenciados.

“Após conhecer o perfil da comunidade, nossa equipe já definiu um planejamento de ações voltadas ao atendimento dessas demandas, que serão realizadas em parceria com as diversas coordenações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e reforçadas com ações preventivas”, ressalta a médica Lucilene Rodrigues.

No encontro com os moradores, a enfermeira Juliana Barros também apresentou a equipe que estará à disposição para garantir a assistência à comunidade – composta ainda pelas auxiliares de enfermagem Ana Patrícia Fernandes e Jaqueline Lima, e pelos agentes de saúde Danielle de Oliveira, Claudio Monteiro, Débora Ludugero, Célia Casado, Miguel Neto e Delma de Lima – e informou como foi planejado o atendimento, relacionando cada dia da semana às ações de saúde da mulher, da criança, do homem, do adolescente e de programas específicos do município.

“Os moradores foram muitos receptivos ao nosso trabalho, que vem sendo desenvolvido com tranquilidade e parceria, facilitando o estabelecimento de vínculos com a comunidade e o fortalecimento das ações do PSF, que visam diretamente à melhoria da qualidade de vida da população como um todo”, reforça Juliana Barros.