O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novaes (PRB), participou, na noite dessa última segunda-feira (12), da comemoração dos 35 anos da unidade Cloro/Soda da Braskem, em Maceió. Na ocasião, o parlamentar conheceu o memorial da petroquímica, inaugurado na noite de ontem, e prestigiou as homenagens realizadas aos funcionários e prestadores de serviços de destaque da empresa.

Além de Novaes, estiveram presentes na comemoração autoridades como o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Estado, Luiz Otávio Gomes, o ex-governador do Estado, Divaldo Suruagy, o senador Euclides Mello (PRB), entre outras.

Abrindo a solenidade, o diretor de vinílicos da Braskem, Álvaro Cézar, fez um histórico do crescimento da petroquímica. “Sempre que me pego a pensar na trajetória desta empresa, fico orgulhoso de como ela conseguiu enxergar a oportunidade de crescer, transformando sal em cloro e soda e, assim, tornando possível o sonho de muita gente. A Braskem tem um forte compromisso com o desenvolvimento de Alagoas e eu me sinto muito realizado em vê-la abraçando tantas gerações” – disse.

O presidente da Câmara declarou a importância da fábrica para o estado. “Esta empresa movimenta economicamente Alagoas, de maneira inimaginável. Através de empregos, diretos e indiretos, ela dá a oportunidade do nosso estado se destacar, realizando o sonho de muitas famílias e possibilitando a formação de muitas outras. Quero apenas lembrar a importância de unir tecnologia à segurança trabalhista, a fim de que funcionários, prestadores de serviços e toda a sociedade tenham, cada dia mais, motivos para se orgulhar dos investimentos feitos pela Braskem no nosso estado” – afirmou.

Já o secretário Luiz Otávio, agradeceu todos os investimentos que são feitos no Estado, através da Braskem. “Nos próximos meses, teremos mais uma planta de produção de PVC e MVC e passaremos a produzir quatrocentos e sessenta mil toneladas de cloro e soda. Alagoas terá a maior empresa da área da Améria Latina. Muito obrigada por investir no nosso estado, estaremos sempre andando de mãos dadas, quando o assunto for desenvolvimento” – declarou.

Também o ex-governador Divaldo Suruagy se pronunciou. “Lembro-me bem da época em que lutei, junto ao então presidente Ernesto Geisel, para trazer esta empresa para Maceió. Este foi um grande passo para o desenvolvimento do estado e hoje estamos colhendo os bons frutos que aquela parceria proporcionou” - finalizou.

Na ocasião, os convidados presentes tiveram a oportunidade de visitar o memorial da empresa e de conhecer a vida e a obra do alagoano, de Pão de Açúcar, Freitas Machado, que foi o pioneiro do ensino da Química no Brasil.