As equipes que integram os cinco comitês temáticos do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) iniciaram nesta terça (13) as primeiras reuniões ordinárias de 2012 para o monitoramento das ações previstas no plano de trabalho e destinadas a cada grupo de acordo com o tema. Os encontros acontecerão até o próximo dia 19 na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) em Jaraguá.

O Comitê de Eficiência Energética (CTEE), coordenado pelo diretor de Recursos Energéticos da Seplande, Abel Cavalcante, foi o primeiro a se reunir. O grupo tem como objetivos estratégicos o aumento da eficiência do setor público e privado no uso da energia, com ações cujas metas se estendem até 31 de dezembro deste ano.

Elaborar e implantar o decreto que regulamenta a lei de eficiência energética das edificações, instaurar um sistema de gestão e um projeto de eficiência energética em prédios públicos, elaborar um diagnóstico de eficientização através de recursos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e elaboração posterior de proposta com metodologia adotada pelo mesmo para unidades consumidoras se configuram como as principais ações destinadas ao setor público.

Já no setor privado, a substituição de energia elétrica por gás natural para aquecimento de água e aplicação de sistema de geração de energia elétrica em horário de pico também com gás natural são as ações que devem ser implantadas no setor privado.

As próximas reuniões ordinárias serão as dos Comitês de Regulação; de Monitoramento; de Capacitação; de Energia Renovável e de Energia não Renovável, respectivamente.