O secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, realizou uma visita técnica, nesta terça-feira (6), à sede da Pindorama, em Coruripe, para conhecer os novos produtos que estão sendo fabricados na cooperativa. Na oportunidade, ele reafirmou a parceria e o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) com a Pindorama, no sentido de fortalecer as ações que vem sendo feitas tanto no setor produtivo como na área social.
“A Pindorama vem fazendo um trabalho belíssimo de estímulo ao desenvolvimento econômico e social de Alagoas. Através do cooperativismo, ela capacitou milhares de famílias que, hoje, alfabetizadas e qualificadas, vivem da produção de alimentos. Contribuir com essas iniciativas é reafirmar o dever do Governo com o crescimento do Estado, levando geração de emprego e renda da capital ao interior”, disse Luiz Otavio Gomes.
Conhecida pela produção de açúcar e sucos de frutas, em mais de 50 anos de funcionamento, a Pindorama agora vai passar a fabricar e comercializar, também, o álcool em gel, e três tipos de molho caseiro: pimenta, inglês e alho. Junto com o mel de abelha, a farinha e a fábrica de balas, lançados no final do ano passado, esses investimentos devem impulsionar ainda mais o crescimento anual da cooperativa, calculado em aproximadamente 20%.
Ainda durante a visita, o secretário Luiz Otavio Gomes e o presidente da Pindorama, Klécio Santos, discutiram possibilidades de parceria para fortalecer outro eixo de atividade da cooperativa, que também tem se destacado no cenário econômico local: a produção de leite e derivados. No ano passado, a manteiga produzida pela Pindorama foi premiada com a medalha de ouro na categoria Manteiga do Ano 2011 do concurso alagoano de Produtos Lácteos.
Segundo Klécio Santos, um dos objetivos da Pindorama, para este ano, é fortalecer a fabricação desses produtos na região do Vale do São Francisco, que tem grande potencial, mas carece de incentivos. “Precisamos pensar a Pindorama como um grande espaço de desenvolvimento de cooperativas. Levar esse trabalho adiante é a nossa filosofia há mais de 50 anos. Ao aproveitar o potencial produtivo do Vale do São Francisco, através do estímulo à fabricação de derivados do leite, estamos reafirmando ainda mais esse compromisso”, destacou o presidente da cooperativa.
Além de Klécio Santos, a vice-presidente Ana Guimarães e o diretor-secretário Carlos Roberto Santos recepcionaram a comitiva do Governo, que contou ainda com o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton e o diretor-presidente da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, Antonio Carlos Quintiliano.
O secretário Luiz Otavio Gomes, que também preside o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Alagoas (Conedes), se comprometeu a levar o pleito do setor industrial da cooperativa, que anseia por benefícios fiscais e creditícios por parte do Estado. “Vou discutir no Conselho a concessão dos incentivos no tempo mais rápido quanto possível”, assegurou Luiz Otavio Gomes.
O secretário salientou ainda o empenho do governador Teotonio Vilela e do senador Benedito de Lira nas negociações da cooperativa junto a organismos como a Codevasf, que será a potencial parceira dos cooperados no incremento do setor de laticínios que deverá captar cerca de R$ 30 milhões. “São recursos a serem destinado à fabricação de leite em pó e longa vida”, concluiu Luiz Otavio Gomes.