A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) iniciou nesta semana um curso de inclusão digital e eletrônica básica, voltado para os comerciantes que trabalham nas proximidades dos mercados públicos da capital e prestadores de serviço. Com essa capacitação, a Prefeitura quer oferecer conhecimento aos comerciantes que trabalham com equipamentos eletrônicos.
O curso tem duração de dois meses. No final das aulas, os participantes vão receber certificado de conclusão e de conhecimento. As aulas vão ser realizadas nos mercados públicos da Produção, Benedito Bentes, Jacintinho e Tabuleiro do Martins.
O secretário da Semtabes, Arnóbio Cavalcante, fala que a capacitação irá valorizar mais o trabalho dessas pessoas, fazendo com que a renda delas aumente. “O que a gente percebeu é que muitas dessas pessoas negociam equipamentos eletrônicos, como rádio e TV, e vendem por valores muito baixos. Com o conserto desses aparelhos, eles vão poder ganhar mais, vendendo por um preço melhor”, disse ele.
Além desse curso, também serão iniciadas, em breve, novas turmas do projeto “Telecentro Digital”. As aulas serão abertas ao público e vão oferecer formação em informática básica nas dependências dos mercados da Produção, do Tabuleiro do Martins e do Benedito Bentes. Os interessados podem fazer a inscrição nas respectivas administrações dos mercados.