Governo distribui mudas para fortalecer produção de frutas

06/03/2012 00:35 - Maceió
Por Redação

Agricultores de municípios que foram atingidos pelas cheias de 2010 voltaram a receber mudas para fortalecer a produção de frutas. As entregas estão sendo feitas pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), por meio dos escritórios locais, e beneficiam produtores de 18 municípios dos vales do Mundaú e do Paraíba.

 

A ação faz parte de um convênio entre Governo do Estado, por meio da Seagri, e Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e tem o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Embrapa.

 

Todos os produtores que estão recebendo as mudas já foram cadastrados, via edital publicado pela Seagri em 2011. Nessa etapa, eles recebem 175 mil mudas de laranja pêra, 68 mil de limão taiti, 51 mil de tangerina ponkan e 800 mudas de tangerina mexerica. Somando as atuais entregas com as que foram feitas em 2011, são quase 900 mil mudas.

 

“O principal objetivo é recompor pomares afetados pelas cheias de 2010 e criar alternativas de geração de renda e diversificação produtiva para os agricultores familiares da região”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, lembrando que em 2011 já foram distribuídas mudas de citrus e de bananeiras.

 

“Havíamos feito uma pausa na entrega das mudas por conta do período de estiagem. É preciso que elas sejam plantadas próximo à época de chuvas”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Hibernon Cavalcante.

 

Ainda segundo ele, as mudas de citrus são oriundas de viveiros do Estado de Sergipe e possuem excelente qualidade. “A Embrapa fez a supervisão dessas mudas que chegam a Alagoas. Elas beneficiam agricultores familiares e assentados da reforma agrária”, completou Cavalcante.

 

De acordo com o delegado federal do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho, a distribuição das mudas de frutíferas vai estimular também a agroindústria. “Já há uma fábrica de polpa de frutas no assentamento Pindoba, em União dos Palmares, que certamente vai precisar dessa matéria-prima. E há também uma articulação com a prefeitura do município, que deverá incluir o produto na merenda escolar”, comentou. Para ele, a agricultura só se desenvolve a partir do engajamento entre União, Estados e municípios. “Alagoas está no caminho certo”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..