Amigos, corriqueiramente ouço reclamações de amigos, clientes e leitores deste blog sobre a velocidade da Internet, a propaganda feita pelas empresas provedoras de Banda Larga é de que vão proporcionar velocidades de até 20 megas, porém na prática percebemos essas velocidades não são de fato ofertada e sim números bem inferiores.
Muitos usuários adquirem medidores de velocidade ou fazem download em alguns sites que oferecem o serviço gratuito, para poder reclamar com mais propriedade, porém esses medidores não possuem credibilidade plena por não terem sido submetidos a testes de qualidades.
A Anatel é o órgão responsável pelo controle das operadores de Banda Larga e para resolver esta questão editou a Resolução 547, que foi publicado no dia 29/02. Pela Resolução as empresas são obrigadas a disponibilizarem nos seus sites medidores de velocidade gratuito de fácil localização em seus sites, porém somente as operadoras que possuem mais de 50 mil clientes estão obrigadas a disponibilizar o serviço.
De forma eficiente a Resolução já trouxe todos os elementos que irão auxiliar o consumidor a fazer suas reclamações, pois deve constar no medidor a data e a hora da sua medição, localização da velocidade instantânea, latência bidirecional, variação de latência e taxa de perda de pacotes.
Com essa medida, a Anatel fomenta a concorrência entre as empresas, pois com os dados comparativos obtidos pelos consumidores, sem dúvida o preço pode deixar de ser o atrativo maior para a escolha da Banda Larga. Observe amigo leitor que os preços se aproximam, então a busca pela eficiência será uma das armas para que o consumidor possa escolher o que contratar.
Twitter: @MarceloMadeiro
E-mail: marcelomadeiro@gmail.com
Facebook: Marcelo Madeiro