Para apresentar os trabalhos executados no ano passado de promoção à saúde e prevenção de doenças não transmissíveis, a exemplo do diabetes e hipertensão, a Secretaria de Saúde de Viçosa realizou nessa quarta feira (29), o II Seminário de Avaliação das Ações do Projeto de Incentivo à Vigilância e Prevenção de Agravos não Transmissíveis. O seminário teve como foco a prática de atividades físicas que, com a implantação da Academia de Saúde, em 2011, obteve um grande número de adeptos e transformou a forma de a população viçosense praticar exercícios.
A secretária de Saúde, Sônia Moura, comentou a necessidade de prevenção das doenças, ressaltando que o Programa de Promoção à Saúde está completando um ano de vida. “A atividade física regular é a garantia de uma melhor qualidade de vida. A saúde da gente começa com a prevenção, através da prática de atividades físicas. Fazer saúde não é só prestar assistência aos doentes e, sim, trabalhar a prevenção. É com muita alegria que digo que o Programa de Promoção à Saúde está completando um ano, graças ao trabalho em conjunto de todas as secretarias municipais e de todos que fazem a saúde em Viçosa”.
Durante o seminário foram apresentadas fotos com as ações de 2011, dentre elas o projeto Prefeitura Itinerante, que levou ações para os povoados e comunidades distantes; as campanhas de prevenção ao glaucoma, com exames oculares e distribuição de colírio; as ações do controle de endemias e o combate à dengue nas escolas e nas residências; a campanha de combate ao câncer de boca e os atendimentos de saúde no INSS.
Sônia Moura lembrou ainda que Viçosa foi pioneira em Alagoas na implantação da Academia de Saúde. “Viçosa foi o primeiro município a adotar o projeto. Antes mesmo do decreto da presidenta Dilma Rousseff já tínhamos inaugurado nossa academia, que hoje está funcionando nos Postos de Saúde da Família, na sede do Grupo da Terceira Idade Renascer, no Matadouro e em frente à Secretaria de Saúde, a partir das 5h30 da manhã. Viçosa é uma das 35 cidades contempladas com a academia e isso se deve ao trabalho da atual gestão em promover a saúde de todos”.
Sônia Moura lembrou ainda que Viçosa é a quarta região de saúde do Estado e que o Hospital Municipal tornou-se referência no atendimento a pacientes das cidades vizinhas. “Nosso hospital realiza, em média, 200 atendimentos por dia. Além dos viçosenses também atendemos pessoas de outros municípios. Somos a quarta região de saúde, temos a base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e mantemos o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) com recursos próprios da Prefeitura, sem nenhuma ajuda da União”, enfatizou a secretária.
Em sua explanação, o prefeito Flaubert Filho falou da conversa que teve com o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Toledo, sobre o consórcio de saúde que integrará os municípios do Vale do Paraíba. Citou também a importância da promoção e prevenção à saúde como fundamentais para a descentralização dos atendimentos.
“Estive em reunião com o secretário Alexandre Toledo para discutir sobre o possível consórcio de saúde para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que comportará pacientes de toda a região do Vale do Paraíba. Devemos sempre trabalhar com a promoção à saúde, pois só com a assistência preventiva é que conseguiremos desafogar o hospital e evitar o surgimento de doenças. Viçosa atende urgência e emergência e muitos pacientes que vão para o hospital não necessitam estar ali; bastava se dirigir a um posto de saúde. Sem falar nos pacientes que as outras cidades mandam para o nosso município. Mesmo com o corte que o governo federal fez nos recursos destinados ao setor de saúde, atendemos as pessoas com recursos próprios. Por isso, precisamos fortalecer cada vez mais a promoção à saúde. Em breve vamos receber recursos para a construção de nossa primeira Academia de Saúde. E é dessa forma que estamos trabalhando: em comunhão e com muita seriedade, unidos para melhorar as ações não só da Secretaria de Saúde, mas de todas as secretarias”, finalizou.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito, Manoel dos Passos Vilela; da secretária de Educação, Ana Paula Calazans; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, José de Souza Barbosa; da coordenadora do Hospital Municipal de Viçosa, Macilene Padilha; da coordenadora da 4° Região de Ensino (4° CRE) Rosa Virginia; do articulador do Selo Unicef em Viçosa, Claudioney Rodrigues; do representantes dos usuários do SUS, José Arnaldo Brandão, além de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Núcleo de Promoção à Saúde e agentes comunitários, entre outros.