Primeira Câmara Cível julga recursos em sessão itinerante

01/03/2012 11:41 - Maceió
Por Redação

A 13ª etapa do projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica contemplou, na noite desta quarta-feira (29), 200 alunos do curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, levando a julgamento 19 processos pertinentes à Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Estiveram presentes o desembargador-presidente do órgão julgador, Tutmés Airan de Albuquerque Melo, e os desembargadores Washington Luiz Damasceno Freitas e Alcides Gusmão da Silva.

O Regimento Interno do TJ/AL e o funcionamento daquela Câmara Cível foram temas abordados em palestra ministrada pela secretária da Primeira Câmara, Margaria Maria Melo. Antes da sessão de julgamentos, os alunos puderam entender mais acerca dos trâmites referentes aos processos cíveis, sobretudo agravos de instrumento e apelações.

Para o desembargador Tutmés Airan, o projeto só traz benefícios para os dois lados, vez que aproxima a Justiça Estadual dos futuros operadores do Direito e proporciona, a eles, acompanhar a prática jurisdicional dentro da própria faculdade.

“É a nossa segunda sessão aqui, o que nos mostra o sucesso do Interagindo junto à instituição. Os estudantes de Direito representam parcela importantíssima da sociedade porque a Justiça é promovida pelas mãos, inteligência e senso de quem a aplica”, reconheceu o presidente da Primeira Câmara Cível.

Com o auditório da faculdade repleto de estudantes atentos, os desembargadores julgaram os recursos, utilizando didática diferenciada para facilitar o entendimento do público. Para Daniele Perdigão, do 6º Período de Direito, ações como essa permitem que os graduandos acompanhem e entendam o julgamento sem precisar se deslocar à sede do TJ/AL.

“É, sem dúvida, uma grande ação promovida pelo Judiciário alagoano e pela faculdade. O dinamismo de ver na prática o que se aborda em sala de aula nos dá a possibilidade de assimilar melhor o que é repassado”, enfatiza a universitária.

O projeto

Criado em 2010, o projeto levou sessões de julgamentos a universitários de 12 instituições de ensino superior de Alagoas. Como reconhecimento à iniciativa, tida como inovadora, o Interagindo com a Comunidade Acadêmica foi finalista do Prêmio Innovare em 2011.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..