Delmiro Gouveia realiza sua 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social

01/03/2012 08:15 - Interior
Por Redação

O Governo Municipal de Delmiro Gouveia convocou e a sociedade compareceu a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social- Consocial, no dia 29 de fevereiro. A Consocial, realizada em parceria com a Controladoria Geral do Estado e a

Controladoria Geral da União, reuniu cerca de 180 pessoas no Salão de Eventos de Jacira, com o objetivo de discutir mecanismos de participação da sociedade na gestão pública e a transparência na prestação de contas do dinheiro público.
A Conferência foi aberta pelo representante da CGU, Sérgio Studart e contou com a presença da Vice-Prefeita Ziane Costa, que ressaltou a importância do evento e reafirmou que a realização da Conferência foi um desejo do Prefeito Luiz Carlos Costa, na intenção de conscientizar o povo delmirense de que é preciso fiscalizar e acompanhar as contas do município. Em sua fala, Ziane também relembrou os munícipes do trabalho realizado pela atual gestão.

O evento contou com a participação do Grupo Garagem Hip Rock, que entoou os Hinos Nacional e Municipal, e o Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC) que levou para a Conferência uma pequena montagem sobre Controle Social, como a sociedade encara o assunto. A Controladora Geral do Estado, Rosa Tenório, palestrou sobre o tema Central e a metodologia da Conferência, dando início aos trabalhos em grupo.

A Consocial abordou 4 eixos temáticos, Promoção da transparência e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; Atuação dos Conselhos de Políticas Públicas como instâncias de controle; Diretrizes para a prevenção e combate a corrupção. Os temas foram discutidos em grupo e elaboradas 38 propostas, destas, 20 foram escolhidas para a Conferência Estadual, a se realizar no dia 30 de março.

Durante a Conferência também foram eleitos 20 delegados para a etapa estadual, sendo 60% representantes da sociedade civil, 30% do poder público e 10% dos conselhos de políticas públicas.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..