Ex-árbitra brasileira será 1ª mulher em jogos masculinos da Conmebol

28/02/2012 20:16 - Futebol
Por Redação
Image

A ex-árbitra Silvia Regina de Oliveira será a primeira mulher a participar de um jogo masculino da Conmebol na história. A brasileira atuará como assessora de Evandro Rogério Roman na partida entre Santos e Internacional, marcada para 7 de março e válida pela fase de grupos Copa Libertadores da América.

Contente por fazer parte de mais um momento histórico para as mulheres no futebol, Silvia Regina comemorou o reconhecimento de seu trabalho e se mostrou empolgada com a possibilidade de abrir novas portas para outras árbitras participarem de jogos importantes na América do Sul.

"É mais um trabalho em prol da arbitragem. Mas também é mais um desafio, mais uma conquista e mais um pioneirismo", destacou a já aposentada árbitra, 46 anos, que carrega no seu currículo o fato de ter sido a primeira mulher a apitar uma partida no Campeonato Brasileiro masculino.

Por outro lado, a carreira da árbitra terminou com um capítulo negativo em 2006. Em jogo da Copa Federação Paulista, ela validou um gol mais do que polêmico, depois de uma finalização para fora do Santacruzense, mandante da partida contra o Atlético Sorocaba. Na reposição, o gandula colocou a bola dentro das redes, e o tento foi considerado legal por Silvia Regina, em jogada que decretou o empate da partida por 1 a 1.

Silvia Regina desempenhará uma função fora dos gramados e analisará o rendimento do trio de arbitragem ao longo do jogo. Um relatório preenchido por ela será encaminhado a uma comissão da entidade sul-americana para que os responsáveis pelo apito no continente analisem a evolução daqueles que são escalados para comandar os duelos dos torneios continentais.

"O assessor fica com a responsabilidade de fazer um relatório sobre a atuação do árbitro na partida, identificando os pontos bons e os ruins. A posterior análise desse relatório, pela equipe de instrutores de arbitragem, possibilita a evolução do árbitro em questão e, consequentemente, da arbitragem em geral", completou Silvia Regina.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..